Apresentação

  • Mariza Corrêa Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Vários artigos deste número tematizam explicitamente metamorfoses do corpo: dos corpos de crianças a serem transformados para adequá-los a uma concepção normalizadora do modelo masculino/feminina, na tradição ocidental; dos corpos de adolescentes, que, para serem assim transformados na Melanésia, são expostos a uma inusitada transformação de “homens” em “mulheres”; e dos corpos contemporâneos submetidos às mais variadas e novas tecnologias para fazê-los se reproduzir de acordo com expectativas sociais. Tais são os temas de Jorge Leite Jr., de David Lipset e de Marilyn Strathern e Martha Ramirez. Outros artigos abordam o tema transversalmente: Joana Plaza Pinto analisa a performatividade dos atos corporais; Heloisa Pontes, as carreiras de algumas atrizes de teatro; Rita de Cássia Farias, cursos de modelos; Andrea Torricella, estereótipos masculinos na fotografia; Claudia Vianna e Daniela Finco analisam as imposições de normas de comportamento de gênero a meninas e meninos na escola; Andréia Frazão e Marta Andrade, os mitos de Eva e de Pandora associados ao tema do corpo e Luciene Jimenez estuda a história de vida de três homossexuais nordestinos. Raquel de Barros e Joana Maria Pedro analisam o “lugar da memória”.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariza Corrêa, Universidade Estadual de Campinas
Foi professora do Departamento de Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp durante trinta anos e atualmente é pesquisadora do Pagu/Núcleo de Estudos de Gênero da mesma universidade, no qual coordena um Projeto Temático da Fapesp sobre gênero e corporalidade. Integra o corpo docente da Área de Gênero no Programa de Doutorado em Ciências Sociais da Unicamp. Bolsista do CNPq. Ex-presidente da Associação Brasileira de Antropologia.
Publicado
2016-04-11
Como Citar
Corrêa, M. (2016). Apresentação. Cadernos Pagu, (33), 7-8. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644917
Seção
Apresentação