Meninas e meninos na Educação Infantil: uma questão de gênero e poder

  • Claudia Vianna Universidade de São Paulo
  • Daniela Finco Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Educação Infantil. Gênero. Práticas Docentes

Resumo

Ao discutir os relatos de professoras e observar suas ações frente às meninas e aos meninos, este artigo trata das relações de gênero e poder presentes nos processos de socialização de crianças pequenas e analisa as estratégias voltadas para a normalização e o controle das expressões corporais de meninas e meninos. Ao buscar compreender como ocorria a educação de meninos e meninas que transgrediam as fronteiras do que lhes era imposto, verificamos como as características aparentemente naturalizadas e direcionadas à masculinidade e à feminilidade são resultantes de muitos esforços para deixar marcas distintas no corpo, no comportamento e nas habilidades dessas crianças.

Abstract

Based on interviews with teachers and on the observation of their work with girls and boys, this article deals with the gender and power relationships in the process of early childhood socialization and analyzes the strategies that are used to promote the normalization and control of body expressions o girls and boys. In the process of trying to understand how was developed the education of boys and girls who transgressed the frontiers which were imposed on them, we observed how the apparently naturalized characteristics of masculinity and of femininity are the result of many efforts to mark differently the body, the behavior and the skills of these children.

Key-words: Childhood Education. Gender Relationships. Teacher Practices

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Biografia do Autor

Claudia Vianna, Universidade de São Paulo
Possui Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992), Doutorado em Educação (1999) e Livre Docência (2011), ambos pela Universidade de São Paulo.Defendeu a Livre Docência em 2011 e é Professora Associada da Faculdade de Educação da USP. Em 2008-2009, esteve na Espanha (UAM-Madri) como professora visitante do Departamento de Sociologia e realizando pesquisa de Pós-Doutoramento. Trabalha na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, Relações de Gênero e Diversidade Sexual, investigando os seguintes temas: relações de gênero, diversidade sexual, educação, identidade docente e política educacional. Orienta Mestrado e Doutorado nas áreas de Estado, Sociedade e Educação (FEUSP), de Sociologia da Educação (FEUSP) e de Direitos Humanos (FDUSP). É coordenadora da Área de Sociologia da Educação no Programa de Pós-Graduação (2014-atual). Foi vice-presidente da Comissão de Ética na Pesquisa da FEUSP, Vice-chefe (2012-2013), Chefe do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação (2013). Foi Editora Assistente (2011-2014) e atualmente é Editora Chefe da revista Educação e Pesquisa (atual) e líder do Grupo de Estudos de Gênero Educação e Cultura Sexual (EdGES) credenciado no CNPq. É bolsista de produtividade em pesquisa nível 2 pelo CNPq.

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Publicado
2016-04-11
Como Citar
Vianna, C., & Finco, D. (2016). Meninas e meninos na Educação Infantil: uma questão de gênero e poder. Cadernos Pagu, (33), 265-283. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644928
Seção
Artigos