Banner Portal
Corpos, cadeiras, colares: Charlotte Perriand e Lina Bo Bardi
Remoto

Palavras-chave

Lina Bo Bardi. Charlotte Perriand. Modernismo. Espaço Doméstico. Desig

Como Citar

RUBINO, Silvana. Corpos, cadeiras, colares: Charlotte Perriand e Lina Bo Bardi. Cadernos Pagu, Campinas, SP, n. 34, p. 331–362, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644960. Acesso em: 26 maio. 2024.

Resumo

O artigo investiga, a partir de duas fotografias, os pontos de encontro entre as trajetórias de duas profissionais ligadas à produção do espaço: a arquiteta italiana Lina Bo Bardi, que atuou no Brasil, e a designer francesa Charlotte Perriand. Tomando as imagens como mote, comparamos a atuação dessas duas profissionais de renome, os momentos de exclusão, desclassificacão e também de sucesso de suas carreiras. Como Lina e Charlotte tiveram trajetórias longas e diversificadas, flagramos apenas dois momentos, o da produção de cadeiras emblemáticas que elas exibiram usando, ainda que de modo pretensamente anônimo, seus corpos como medida ergonométrica.

Abstract

The article explores the crossroads of the trajectories of two professional women linked to the production of space: the Italian architect Lina Bo Bardi, who worked in Brazil, and the French designer Charlotte Perriand. The article begins by comparing two photographs and then investigates the performance of these two well-known professionals, their moments of exclusion, disqualification as well as success throughout their careers. As they both had long and diversified careers, we capture two moments when they produced the emblematic chairs, that they exhibited using their own bodies, albeit in a quite anonymous way, as an ergonometric measure.

Key Words: Lina Bo Bardi, Charlotte Perriand, Modernism, Domestic Space, Design.

Remoto

Referências

. BARSAC, Jacques. Charlotte Perriand, un art d’habiter. Paris, Norma Éditions, 2005.

BULLOCK, Nicholas. First the Kitchen - then the Facade. Journal of Design History, vol. 1, nº 3/4, 1988.

CAMPELLO, Maria F. Lina Bo Bardi: As moradas da alma. Dissertação de Mestrado, Departamento de Arquitetura e Planejamento Urbano, EESC, Universidade de São Carlos, São Carlos-SP, 1996.

CHADWICK, Whitney. Living simutaneously. Sonia & Robert Delaunay.

In: CHADWICK, W. e COURTIVRON, I. (eds) Significant others. Cretivity & Intimate Partnership. New York, Thames & Hudson, 1993, pp.31- 48.

CLARK, T.J. A pintura da vida moderna. Paris na arte de Manet e de seus seguidores. São Paulo, Companhia das Letras, 2004.

COHEN, Jean Pierre. Le Corbusier and the Paris Exhibition of 1937. The Temps Nouveaux Pavilion. Journal of the Society of Architectural Historians, vol. 56, nº 1, 1997, pp. 42-63.

COLOMINA, Beatriz. The split wall: domestic voyeurism. In: COLOMINA, B.

(ed) Sexuality and space. New York, Princeton Architectural Press, 1992, pp. 73-128.

COSTA MEYER, Esther. Simulated domesticities: Perriand before Le Corbusier. In: MCLEOD, Mary. (org.) Charlotte Perriand: an art of living. New York, Harry Abrams Inc. Publishers, 2003, pp. 22-35.

DROSTE, Magdalena. Bauhaus. Berlim, Benedikt Taschen, 1990.

FERRAZ, Marcelo. (org.) Lina Bo Bardi. São Paulo, Empresa das Artes/Instituto Lina Bo e P. M. Bardi, 1993.

KIRKHAM, Pat. Humanizing modernism: the crafts, „functioning decoration‟ and the Eameses. Journal of Design History, vol 11, nº 1, Design History Society, 1998, pp.15-29.

LE CORBUSIER. Precisões sobre um estado presente da arquitetura e do urbanismo. São Paulo, Cosac & Naify, 2004 [1930].

LOSCHIAVO DOS SANTOS, Maria C. Móvel moderno no Brasil. São Paulo, Studio Nobel/FAPESP/EDUSP, 1995.

MCLEOD, Mary. New designs for living: domestic equipment of Charlotte Perriand, Le Corbusier and Pierre Jeanneret, 1928-29. MCLEOD, Mary. (org) Charlotte Perriand: an art of living. New York, Harry Abrams Inc. Publishers, 2003, pp. 36-67.

PERRIAND, Charlotte. Une vie de création. Paris, Odile Jacob, 1998.

RUBINO, S. A escrita de uma arquiteta. RUBINO, S. e GRINOVER, M. (org.) Lina por escrito. Textos escolhidos de Lina Bob Bardi. São Paulo, Cosac & Naify, 2009, pp19-40.

__________. Rotas da modernidade: trajetória, campo e história na atuação de Lina Bo Bardi. Tese de Doutorado, IFCH, UNICAMP, 2002.

RUEGG, Arthur. Charlotte Perriand Livre de Bord. Basel/Boston/Berlin, Birkhäuser publications for Architecture.

SILVERMAN, Debora L. Art nouveau in fin-de siècle France: politics, psychology and style. Berkeley, University of California Press, 1992.

Downloads

Não há dados estatísticos.