Banner Portal
A escola, nós e os outros: diferença e alteridade na realidade escolar
Remoto

Como Citar

OLIVEIRA, Amurabi. A escola, nós e os outros: diferença e alteridade na realidade escolar. Cadernos Pagu, Campinas, SP, n. 40, p. 359–368, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8645083. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

O livro Marcas da Diferença no Ensino Escolar é uma coletânea organizada por Richard Miskolci, fruto do material produzido para o curso de Gênero e Diversidade na Escola (GDE), oferecido na modalidade à distância pela Universidade Federal de São Carlos. Essa obra busca falar diretamente aos educadores e toda a linguagem utilizada é voltada para os docentes que atuam em sala de aula. Contudo, mostra-se também relevante para pesquisadores e professores em formação.

.

Remoto

Referências

BOURDIEU, Pierre. A Dominação Masculina. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2010.

__________; PESSERON, Jean-Claude. A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Petrópolis-RJ, Vozes, 2008.

GOUVEIA, Aparecida. As ciências sociais e a pesquisa sobre educação.

Tempo Social, vol.1, nº1, 1989, pp.71-79.

GUSMÃO, Neusa Maria Mendes. Antropologia e educação: Origens de um diálogo. Cadernos CEDES, vol.18, nº 43, dez 1997, pp.8-25.

LOURO, Guacira Lopes. Teoria queer: uma política pós-identitária para a educação. Revista Estudos Feministas, vol.9, nº 2, Florianópolis-SC, 2001, pp.541-553.

MISKOLCI, Richard. Marcas da Diferença no Ensino Escolar. São Carlos, EdUFSCar, 2010.

WEBER, Silke. Profissionalização docente e políticas públicas no Brasil. Educação e Sociedade, vol. 24, nº 85, Campinas-SP, 2003, pp.1125-1154.

__________; MARTINS, Carlos Benedito. Sociologia da Educação: democracia e cidadania. In: MARTINS, Carlos Benedito; MARTINS, Heloisa Helena T. de Souza. (orgs.). Horizontes das Ciências Sociais no Brasil: Sociologia, vol. 1, São Paulo, ANPOCS, 2010, pp.131-201.

Downloads

Não há dados estatísticos.