Romance de primas com primas e o problema dos afetos. Parentesco e micropolítica de relacionamentos entre interlocutores tikuna, sudoeste amazônico

  • Patricia Carvalho Rosa Universidade Estadual de Campinas

Resumo

As notas etnográficas aqui apresentadas estão vinculadas à pesquisa em andamento, cujo tema abarca as micropolíticas dos afetos, tendo como objeto a produção do parentesco tikuna como processo composto por diversas modalidades de relacionamentos – casar certo ou errado, com e sem papel, ficar, namoros, romances. 1 A partir de narrativas de duas interlocutoras viso colocar em debate a rentabilidade etnográfica e analítica de ocupar nossos olhares no que as protagonistas em tela têm designado como problemas dos afetos. Uma ideia sugerida como complemento narrativo às explicações consolidadas sobre a produção do parentesco tikuna, especialmente, no que tange às relações e posições de gênero na conformação de matrimônios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Carvalho Rosa, Universidade Estadual de Campinas
Antropóloga, Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), Mestre em Antropologia Social pelo Programa de Pós-graduação da Universidade de Brasília (2011), Doutora em Antropologia Social pelo Programa de Pós-graduação da Unicamp (2015). Desde 2005 desenvolve pesquisa e atividades de extensão com populações indígenas. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia Indígena, especialmente com os temas de organização social, parentesco e regimes de conhecimento interseccionados às dinâmicas de mobilidade territorial, relações de gênero, sexualidade e noção de pessoa.

Referências

CAMACHO, Hugo. Magüta, la gente pescada por Yoi. Bogotá, Colcultura, 1995.

CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. O índio e o mundo dos brancos.

Campinas, SP, Ed. da Unicamp, 1996.

FOUCAULT, Michel. Historia da Sexualidade I: A vontade de saber. Rio de Janeiro, E. Graal, 1988.

GOULARD, Jean-Pierre. Les genres du corps: conceptions de la personne chez les Ticuna de la haute Amazonie. Tese de Doutorado, EHESS, Paris, 1998.

__________. Los tikuna. In: SANTOS Fernado & BARCLAY Frederica (Eds.) Guía Etnográfica de la Alta Amazonía, vol. 1. Serie Colecciones Y Documentos /IFEA/CLASCO, 2009, pp.309-444.

GOW. Peter. Of mixed blood. Kinship and History in Peruvian Amazonia.

Claredon Press, Oxford, 1991.

NIMUENDAJÚ, Curt. The Tükuna. Berkeley e Los Angeles, University of California Press, 1977 [1929].

OLIVEIRA FILHO, J.P. “O Nosso Governo”: os Ticuna e o regime tutelar.

São Paulo, Marco Zero, 1988.

SANTOS, Antonio Abel. Narración tikuna del origem del território y de los humanos. In: Mundo Amazônico, vol. 1. Letícia, Colômbia, IMANI/Universidad Nacional de Colombia, 2010, pp.303-313.

SOARES, Marília Facó. O suprassegmental em tikuna e a teoria fonética.

Investigação da Sintaxe Tikuna. Tese de Doutorado, Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, 1991.

VALENZUELA, Hugo Ramos. El Ritual Tikuna de da pelazón en la Comunidad de Arara, sur del trapecio amazónico. Una Experiencia Etnográfica. Tesis de maestría en Estudios Amazónicos/Universidad Nacional De Colombia, Sede Amazonía, 2010.

Publicado
2016-04-15
Como Citar
Rosa, P. C. (2016). Romance de primas com primas e o problema dos afetos. Parentesco e micropolítica de relacionamentos entre interlocutores tikuna, sudoeste amazônico. Cadernos Pagu, (41), 77-85. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8645094