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Júlia Lopes de Almeida em “retrato e prosa”: a propósito dos diálogos entre as imagens da escritora e sua produção literária
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Palavras-chave

Júlia Lopes de Almeida. Literatura Brasileira. Artes Plásticas. Fotografia. Gênero

Como Citar

FANINI, Michele Asmar. Júlia Lopes de Almeida em “retrato e prosa”: a propósito dos diálogos entre as imagens da escritora e sua produção literária. Cadernos Pagu, Campinas, SP, n. 41, p. 159–169, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8645099. Acesso em: 6 dez. 2024.

Resumo

O artigo busca analisar um conjunto seleto de registros visuais sobre a escritora carioca Júlia Lopes de Almeida (1862-1934), todos eles extraídos de seu arquivo pessoal – de que fazem parte retratos fotográficos, alguns dos quais veiculados em jornais da época, três retratos artísticos e dois desenhos –, com o fito de identificar os possíveis diálogos que tais imagens estabelecem entre si e o modo como tematizam, pictórica e visualmente (seja de modo arrevesado ou não), a vinculação da escritora ao mundo das letras. O artigo revela o apreço de Júlia Lopes pela arte, “em todas as suas organizações sensíveis”, e tem seu pano de fundo marcado pelo amplo diálogo que tais imagens estabelecem com um dos mais recorrentes temas presentes em seus escritos, a saber, a profissionalização literária feminina no entresséculos (XIX-XX).

Abstract

This article searches to make a pictorial analysis of a selected range of visual documents about the carioca writer Júlia Lopes de Almeida (1862-1934), with a view to identifying the possible dialogues among these images and the way in which they describe, pictorially, even though backwardly, the link between the writer and belletrism. These pictorial documents were taken from her personal archive, among which we can find some photographs – some of which were published on newspapers of her time -, three artistic portraits and two drawings. This article reveals, not only the fact that Júlia Lopes held the Art in high esteem, that is “in all its sensitive organizations”, but it also has as its background the ample dialogue that these images establish with one of her most recurrent themes, that is, the feminine literary professionalization of the between centuries (19th - 20th).

Key Words: Júlia Lopes de Almeida, Brazilian Literature, Visual Arts, Photography, Gender

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