Resumo
O artigo discute os resultados da pesquisa que enfoca as percepções de um grupo de mulheres que formam a rede social conhecida como “Clube de Mães”. Essa rede é de ocorrência comum em toda a região do Vale do rio Taquari. A investigação foi realizada a partir de uma perspectiva etnográfica, priorizando a convivência com o grupo nas suas experiências coletivas. Foram realizadas entrevistas com todas as integrantes do grupo em suas residências. As entrevistas partiram de questões abertas. Dada a complexidade que envolve temática tão subjetiva, o trabalho apresenta um arcabouço teórico acerca da conceituação de identidade, cultura e pertencimento, como ancoragem para a análise. O texto apresenta descrição densa, envolvendo situações cotidianas, cujos sentidos são apreendidos pelo pesquisador que as narra e interpreta a partir de sua experiência e do contexto local-cultural dos investigados.
Abstract
The paper discusses the results of research that focuses on the perceptions of a women group who form the social network known as Mothers Club. This network is a common occurrence throughout the Taquari river’s Valley region. The research was conducted from an ethnographic perspective, prioritizing the coexistence with the group on their collective experiences. Interviews were conducted with all members of the group and in their homes. The interviews began from open questions. According to the complexity that involves so subjective thematic, the paper presents a theoretical framework about the conception of identity, culture and belonging, such as anchorage for analysis. The text presents thick description, involving daily situations, whose senses are apprehended by the researcher who narrates and interprets from his experience and the cultural-local context of investigated.
Key Words: Identity, Perception, Representation, Culture, Belonging.
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