Os bastidores da tribuna: mulher, política e poder no Maranhão

  • Maria Chaves Jardim Universidade Estadual Paulista

Resumo

O livro de Mary Ferreira, publicado pela Universidade Federal do Maranhão e que traz o prefácio da socióloga Lucila Scavone (UNESP), trata de um tema ainda pouco explorado na literatura brasileira, que é o da representação e da atuação das mulheres na política institucional e no parlamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Chaves Jardim, Universidade Estadual Paulista
Sou Doutora em Ciências Sociais pela UFSCar, com parte do meu doutoramento na École de Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS-Paris). Fui selecionada pela Comissão Européia de Bolsa Hermes para realização de pesquisas de pós-doutorado na Fondation Maison des Sciences de l´homme (FMSH-Paris), instituição com quem mantenho, desde então, diversas parcerias acadêmicas, o que pressupõe uma certa regularidade em estágios de curta duração na França e a mobilização de uma intensa rede internacional, na qual estou fortemente inserida. Tenho experiência em pesquisa na área de sociologia do trabalho, sociologia do poder, sociologia das elites e sociologia econômica, especialmente nos temas: Estado e mercado, relações capital/trabalho, reforma da previdência social e fundos de pensão, mercado financeiro, construção social dos mercados, novas estratégias sindicais em âmbito nacional e internacional e formas de dominação simbólica.

Referências

BOURDIEU, Pierre. Razões Práticas. Campinas, Papirus, 2007.

JARDIM, Maria A. Chaves. Entre a solidariedade e o risco: sindicatos e fundos de pensão no governo Lula. Annablume/Fapesp, 2009.

MERTON, Robert. Social Theory and Social Structure. New York, Free Press, 1968.

Publicado
2016-04-15
Como Citar
Jardim, M. C. (2016). Os bastidores da tribuna: mulher, política e poder no Maranhão. Cadernos Pagu, (41), 443-448. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8645108