Raízes e rumos: 25 anos de institucionalização da crítica literária feminista na pós-graduação brasileira

  • Anselmo Peres Alós Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Mulher e literatura – 25 anos: raízes e rumos é um livro coletivo organizado por Cristina Stevens, professora e pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB). Trata-se de uma coletânea de artigos e estudos dedicados a avaliar a produção intelectual e os rumos das pesquisas do Grupo de Trabalho (GT) A mulher na literatura, um dos mais profícuos grupos de trabalho a integrar a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). Criado em 1984, juntamente com a ANPOLL, o GT A mulher na literatura permitiu, em certo sentido, que os pesquisadores e pesquisadoras ancorados em torno das questões de crítica literária feminista e autoria feminina legitimassem um fórum para apresentação e discussão dos resultados de seus trabalhos e esforços intelectuais, facilitando trocas e intercâmbios interinstitucionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anselmo Peres Alós, Universidade Federal de Santa Maria
Anselmo Peres Alós possui Graduação em Letras (2002) e Doutorado em Letras (2007) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Professor Adjunto III na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na cidade de Santa Maria/RS. Foi Professor-Visitante na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), em Foz do Iguaçu/PR, onde ministrou as disciplinas Epistemes da Literatura, Língua Portuguesa Adicional I e Língua Portuguesa Adicional II. Foi Professor-Leitor junto ao Instituto Superior de Ciência e Tecnologia de Moçambique (ISCTEM), e Professor-Colaborador do Centro Cultural Brasil-Moçambique (CCBM) e do Instituto Superior de Comunicação e Imagem de Moçambique (ISCIM), em Maputo, no período de 2009 a 2011. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada e Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria literária, literatura comparada, literatura brasileira, literaturas latino-americanas, literaturas africanas de língua portuguesa, crítica feminista, estudos de gênero e teoria queer.

Referências

ALÓS, A. P. e SCHMIDT, R. T. Margens da poética/poéticas da margem: o comparatismo planetário como prática de resistência. Organon, Porto Alegre, UFRGS, vol. 23, nº 47, jul./dez. 2009, pp.129-145. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/organon/article/view/29514/18199>. Acesso em: 01 ago 2012.

BOURDIEU, Pierre. As regras da arte. São Paulo, Companhia das Letras, 1996.

Publicado
2016-04-15
Como Citar
Alós, A. P. (2016). Raízes e rumos: 25 anos de institucionalização da crítica literária feminista na pós-graduação brasileira. Cadernos Pagu, (41), 455-464. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8645111

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)