Banner Portal
Estudos sobre sexualidade, sociabilidade e mercado
Remoto

Palavras-chave

Antropologia – Brasil. Sexualidade. Gênero. Sociabilidade. Mercado

Como Citar

FACCHINI, Regina. Estudos sobre sexualidade, sociabilidade e mercado: olhares antropológicos contemporâneos. Cadernos Pagu, Campinas, SP, n. 42, p. 99–140, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8645117. Acesso em: 17 maio. 2025.

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma revisão crítica com base em 78 trabalhos antropológicos produzidos no Brasil a partir do entrecruzamento das temáticas da sexualidade, da sociabilidade e do mercado. Relacionamos o conjunto de pesquisas aqui trazido com processos sociais e relativos ao campo de estudos antropológicos mais amplos. Identificamos processos de mudança relativos aos objetos empíricos e enquadramentos analíticos mobilizados por tais estudos, produzidos no país desde os anos 1960. Por fim, apontamos como os estudos que partiram de locais de sociabilidade e que, mais recentemente, passaram a tematizar de algum modo o mercado de consumo, constituíram parte muito significativa da produção antropológica brasileira sobre sexualidade, que nas duas últimas décadas cresceu e se diversificou.

Remoto
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Cadernos Pagu

Downloads

Não há dados estatísticos.