(Re)encontrando Berenice Bento: uma década de afetações

Autores

  • Flavia Teixeira Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Berenice Bento. Experiência transexual

Resumo

Na apresentação dessa reedição do livro A Reinvenção do Corpo: sexualidade e gênero na experiência transexual pela editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Berenice Bento justifica os motivos da manutenção do texto original, publicado em 2006, mas que circulava produzindo ruídos desde 2003, por ocasião da defesa de sua tese. Não recuperarei seus argumentos e nem mesmo farei um comparativo com as pouquíssimas alterações realizadas no texto. Assim também digo da atualidade e da precisão da resenha escrita por Pedro Paulo Gomes Pereira (2006). A densidade daquele texto dispensaria, num primeiro momento, a iniciativa de se escrever uma nova resenha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavia Teixeira, Universidade Estadual de Campinas

Professora adjunta da Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil; pós-doutoranda do Núcleo de Estudos de Gênero-Pagu/Unicamp, Campinas, SP, Brasil.

Referências

ÁVILA, Simone N. FTM, transhomem, homem trans, trans, homem: A emergência de transmasculinidades no Brasil contemporâneo. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

BARBOZA, Heloisa H. G. Procedimentos para redesignação sexual: um processo bioeticamente inadequado. Tese (Doutorado em Saúde Pública), Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Rio de Janeiro, 2010.

BENTO Berenice M. A Reinvenção do corpo: sexualidade e gênero na experiência transexual. Tese (Doutorado em Sociologia), Departamento de Sociologia, UNB, Brasília, 2003.

BENTO Berenice M. A Reinvenção do Corpo: sexualidade e gênero na experiência transexual. Rio de Janeiro, Garamond, 2006.

BENTO Berenice M. A reinvenção do corpo: sexualidade e gênero na experiência transexual. 2a. ed. Natal, Editora da UFRN, 2014.

BENTO Berenice M. Queer o quê? Ativismo e estudos transviados. Cult, São Paulo, 2014, pp.43-46.

BORBA, Rodrigo. (Des)aprendendo a “ser”: trajetórias de socialização e performances narrativas no Processo Transexualizador. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

DIAS, Diego M. Brincar de gênero, uma conversa com Berenice Bento. cadernos pagu (43), Campinas, Núcleo de Estudos de GêneroPagu/Unicamp, 2014, pp.475-497.

GUARANHA, Camila. O desafio da equidade e da integralidade: travestilidades e transexualidades no sistema único de saúde. Dissertação (Mestrado em Psicologia), Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

GUIMARÃES JR., Anibal Ribeiro. A bioética da proteção e a população transexual feminina. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública), Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Rio de Janeiro, 2009.

LEITE JR., Jorge. “Nossos Corpos Também Mudam”: sexo, gênero e a invenção das categorias “travesti” e “transexual” no discurso científico. Tese (Doutorado em Ciências Sociais), Pontifícia

Universidade Católica, São Paulo, 2008.

MURTA, D. Os desafios da despatologização da transexualidade: reflexões sobre a assistência a transexuais no Brasil. Tese (Doutorado em Medicina Social), Instituto de Medicina Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.

PEREIRA, Pedro P. G. A teoria queer e a reinvenção do corpo. Cadernos pagu (27), Campinas, Núcleo de Estudos de Gênero-Pagu/Unicamp, 2006, pp.469-477.

REIS, Izis Morais Lopes. Entre a universalidade e a particularidade: desafios para a construção de direito a saúde de transexuais. Dissertação (Mestrado em Antropologia), Universidade de Brasília, Brasília, 2008.

TAGLIAMENTO, Grazielle. (IN)Visibilidades caleidoscópicas: a perspectiva das mulheres trans sobre o seu acesso à saúde integral. Tese (Doutorado em Psicologia), Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, 2012.

TEIXEIRA, Flavia B. Vidas que desafiam corpos e sonhos: uma etnografia do construir-se outro no gênero e na sexualidade. Tese (Doutorado em Ciências Sociais), Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP, 2009.

TEIXEIRA, Flavia B. Dispositivos de dor: saberes poderes que (con)formam as transexualidades. São Paulo, Annablume/Fapesp, 2013.

TENENBLAT, Mably J. T. A assistência à saúde de pessoas transexuais: aspectos históricos do processo transexualizador no Estado do Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado em Serviço Social), Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

Downloads

Publicado

2016-11-18

Como Citar

TEIXEIRA, F. (Re)encontrando Berenice Bento: uma década de afetações. Cadernos Pagu, Campinas, SP, n. 48, p. 321–329, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8647584. Acesso em: 19 out. 2021.

Edição

Seção

Resenhas