Quem tem medo de Judith Butler?A cruzada moral contra os direitos humanos no Brasil

Palavras-chave: ideologia de gêneros. Direitos humanos.

Resumo

“Deixem em paz nossas crianças!” vociferou uma mulher na conferência de Judith Butler na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). A filósofa apresentava seu livro Caminhos divergentes: judaicidade e crítica do sionismo (Butler, 2017) e havia acabado de afirmar: “não foi uma palestra sobre gênero que deveria ter sido cancelada”. No dia seguinte, manifestantes em frente ao SESC-Pompeia, onde a filósofa participaria do evento Os fins da democracia, queimaram uma figura de bruxa com seu rosto. No aeroporto de Congonhas, dias depois, um grupo a perseguiu aos berros de “pedófila!”. O ocorrido causou horror e perplexidade na comunidade acadêmica e defensores dos direitos humanos, no Brasil e mundo afora. Afinal, o que se passava em nosso país a ponto de grupos organizarem protestos e um abaixoassinado contra a presença de Butler aqui?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Richard Miskolci, Universidade Estadual de Campinas
Pesquisador colaborador no Núcleo de Estudos de Gênero Pagu - UNICAMP, Campinas, SP, Brasil.
Pedro Paulo Gomes Pereira, Universidade Federal de Sao Paulo
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), São Paulo - Brasil.

Referências

BALIEIRO, Fernando de Figueiredo. “Não se meta com meus filhos”: a construção do pânico moral da criança sob ameaça. cadernos pagu (53), Campinas, SP, Núcleo de Estudos de Gênero-Pagu/Unicamp, 2018.

BENTO, Berenice. Necrobiopoder: Quem pode habitar o Estado-nação?. cadernos pagu (53), Campinas, SP, Núcleo de Estudos de GêneroPagu/Unicamp, 2018.

BUTLER, Judith. Caminhos divergentes: judaicidade e crítica do sionismo. São Paulo, Boitempo, 2017. Tradução: Rogério Bettoni.

CORRÊA, Sônia. A “política do gênero”: um comentário genealógico. cadernos pagu (53), Campinas, SP, Núcleo de Estudos de GêneroPagu/Unicamp, 2018.

CYFER, Ingrid. A bruxa está solta: os protestos contra a visita de Judith Butler ao Brasil à luz de sua reflexão sobre ética, política e vulnerabilidade. cadernos pagu (53), Campinas, SP, Núcleo de Estudos de Gênero-Pagu/Unicamp, 2018.

MISKOLCI, Richard. Exorcizando um fantasma: os interesses por trás do combate à “ideologia de gênero”. cadernos pagu (53), Campinas, SP, Núcleo de Estudos de Gênero-Pagu/Unicamp, 2018.

NEVES, Raphael “Joga pedra na Judith”: discursos de ódio e populismo. cadernos pagu (53), Campinas, SP, Núcleo de Estudos de GêneroPagu/Unicamp, 2018.

PEREIRA, Pedro Paulo Gomes. Judith Butler e a pomba-gira. cadernos pagu (53), Campinas, SP, Núcleo de Estudos de GêneroPagu/Unicamp, 2018.

Publicado
2018-09-13
Como Citar
Miskolci, R., & Pereira, P. P. G. (2018). Quem tem medo de Judith Butler?A cruzada moral contra os direitos humanos no Brasil. Cadernos Pagu, (53). Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8653408
Seção
Debate