“Não se meta com meus filhos”: a construção do pânico moral da criança sob ameaça

  • Fernando de Figueiredo Balieiro Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: Pânicos Morais. Ameaça às Crianças. “Ideologia de Gênero”. Direitos Humanos. Judith Butler.

Resumo

Nos últimos anos, empreendedores morais diversos foram responsáveis por disseminar um pânico moral contra materiais didáticos escolares, programas educacionais e exposições artísticas que incluíam a abordagem das diferenças de gênero e sexualidade. Este artigo visa analisar três episódios envolvidos nesse pânico: a reação, em 2011, contra materiais didáticos pelo enfrentamento da homofobia nas escolas, a discussão, entre 2014 e 2015, sobre planos educacionais na qual se difundiu a noção de “ideologia de gênero” e, em 2017, a perseguição a exposições e performances artísticas em Porto Alegre e São Paulo que antecedeu a vinda de Judith Butler ao Brasil. Discutirá como a formação do pânico moral dependeu do recurso discursivo estratégico de transformar iniciativas que visassem promover avanços aos direitos sexuais em ameaça às crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando de Figueiredo Balieiro, Universidade Federal de Santa Maria
Professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Referências

CORRÊA, Sônia. Ideologia de gênero: rastros perdidos e pontos cegos. Palestra online, 30 out. 2017 [https://youtu.be/VWBj6GX2Umo – acesso em: 26 fev. 2018].

CUNHA, Christina Vital da; LOPES, Paulo Victor Leite. Religião e Política: uma análise da atuação de parlamentares evangélicos sobre direitos das mulheres e de LGBTs no Brasil. Rio de Janeiro, Fundação Heinrich Böll, 2012.

DESLANDES, Keila. Formação de professores e Direitos Humanos: construindo escolas promotoras da igualdade. Belo Horizonte, Autêntica Editora; Ouro Preto, MG, UFOP, 2015.

JUNQUEIRA, Rogério Diniz. “Ideologia de gênero”: a gênese de uma categoria política reacionária - ou a promoção dos direitos humanos se tornou uma “ameaça à família natural”? In: RIBEIRO, Paula Regina Costa; MAGALHÃES, Joanalira Corpes (org.). Debates contemporâneos sobre Educação para a sexualidade. Rio Grande, RS, Editora da FURG, 2017, pp.25-52.

MIGUEL, Luis Felipe. Da “doutrinação marxista” à “ideologia de gênero” – Escola sem Partido e as leis da mordaça no parlamento brasileiro. Direito & Práxis Rio de Janeiro, vol. 7, no 15, 2016, pp.590-621.

MISKOLCI, Richard; CAMPANA, Maximiliano. “Ideologia de Gênero”: notas para a genealogia de um pânico sexual contemporâneo. Sociedade e Estado, vol. 32, 2017, pp.725-747.

Publicado
2018-09-13
Como Citar
Balieiro, F. de F. (2018). “Não se meta com meus filhos”: a construção do pânico moral da criança sob ameaça. Cadernos Pagu, (53). Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8653414
Seção
Debate