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Relações de gênero, educação da pequena infância e mudanças políticas no Brasil
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Palavras-chave

Pequena infância
Movimento feminista
Relações de gênero
Educação infantil
Creche e Pré-escola

Como Citar

SILVA, Peterson Rigato da; SILVA, Tassio José da; FINCO, Daniela. Relações de gênero, educação da pequena infância e mudanças políticas no Brasil : contribuições para um estado da arte. Cadernos Pagu, Campinas, SP, n. 58, p. e205815, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8664369. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Com o objetivo de atualizar o artigo já publicado em 2006 (Faria), este texto reúne pesquisas acerca das relações de gênero realizadas até 2016 e ainda esparsas na área da educação infantil. Tais estudos analisam as culturas infantis e as relações de poder entre as meninas pequenas e os meninos pequenos de 0 a 6 anos, entre elas/es e entre elas/es e as/os profissionais docentes de creche e pré-escola. Nesse processo a luta feminista e os estudos de gênero contribuem substancialmente para as modificações no cotidiano da educação da pequena infância e na construção de uma pedagogia não sexista.

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