Banner Portal
Evoluções, revoluções, persistências, resistências - perspectivas em estudos de gênero para nossos tempos
PDF

Palavras-chave

Gênero - Resenha

Como Citar

ADELMAN, Miriam. Evoluções, revoluções, persistências, resistências - perspectivas em estudos de gênero para nossos tempos. Cadernos Pagu, Campinas, SP, n. 63, p. e216319, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8668821. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Em 2021, no primeiro semestre do segundo ano de uma devastadora pandemia, uma estudiosa veterana da área de estudos de gênero começa a ler a quarta edição de um livro paradidático da área. Escrito em linguagem direta e simples para pessoas jovens – universitárias, principalmente –, o livro bem serviria, a princípio, para uso em sala de aula em países anglófonos, ou nos diversos lugares do mundo que adotam o inglês como língua franca no ensino. E ela se pregunta sobre o valor concreto desse esforço para alunas e alunos do ensino superior no Brasil. Há inúmeros livros paradidáticos desse tipo disponíveis no mercado editorial mundial de língua inglesa, alguns mais gerais, outros mais específicos, e são todos excelentes recursos para docentes do ensino superior confrontados pelo desafio de sintetizar para seus discentes uma enorme quantidade de material relevante. O livro a que se refere esta resenha, contudo, destaca-se pela autoria: foi escrito pela renomada Raewyn Connell, grande figura não só no campo global dos estudos de gênero, como também da sociologia australiana.

PDF

Referências

ADELMAN, M.; RIAL, C. Uma trajetória pessoal e acadêmica: entrevista com Raewyn Connell. Revista Estudos Feministas. 21 (1) janeiro-abril 2013, pp.211-231.

CONNELL, R.W. Southern Theory: Social Science and the Global Dynamics of Knowledge. Polity Press, 2007.

CONNELL, R.W. Masculinities. 2aed. University of California Press, 2005.

CONNELL, R. W. Gender and Power: Society, the Person and Sexual Politics. Stanford University Press, 1987.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Miriam Adelman

Downloads

Não há dados estatísticos.