Banner Portal
A mulher do garimpo
PDF
PDF (English)

Palavras-chave

Nenê Macaggi
Mulher e garimpo
Garimpo em Roraima

Como Citar

MELLO, Januária. A mulher do garimpo: o romance autobiográfico de Nenê Macaggi em Roraima. Cadernos Pagu, Campinas, SP, n. 65, p. e226508, 2023. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8672044. Acesso em: 20 maio. 2024.

Resumo

Este texto se propõe a contextualizar e analisar o romance de Maria (Nenê) Macaggi (1913-2003), A mulher do garimpo: o romance no extremo sertão do Amazonas , publicado em 1976 pela Imprensa Oficial de Manaus, traçando um paralelo com a trajetória biográfica da autora. Na década de 1940, Nenê Macaggi participou de uma expedição à região norte do país e acabou se estabelecendo em Roraima. Foi na região dos rios Tepequém e Cotingo que Nenê conheceu o garimpo e trabalhou como indigenista para o Serviço de Proteção aos Índios (SPI). Vários trechos da narrativa ficcional da autora ressoam da sua trajetória e, a partir do romance, é possível também pensar aspectos históricos e de gênero sobre o garimpo (atualmente chamado também de mineração de pequena escala) nessa região. O livro conta a história de dois personagens: Ádria, órfã nascida num cortiço do Rio de Janeiro e criada como menino, “virando” assim José Otávio, que quando adulto migra para a região amazônica, viajando por várias cidades, parando em um garimpo do então Território Federal do Rio Branco, hoje estado de Roraima; e Pedro Rocha, cearense migrante para o norte do país, que se torna garimpeiro, mas também extrativista das riquezas naturais amazônicas: seringa, caucho, castanha e balata. O presente artigo pretende ainda extrair informações sobre o garimpo e os garimpeiros roraimenses na segunda metade do século XX, a partir das descrições de alguns capítulos do romance que apresentam elementos que podem ser destacados no universo do garimpo da região, vinculados à época, que possam vir a colaborar para uma melhor compreensão histórica da mineração artesanal ou garimpagem desta região. Dividido em duas partes, trajetória e romance, o artigo tenta relacionar texto literário e elementos biográficos da atuação da romancista em relação ao garimpo, a fim de explorar sua proximidade com o contexto e a história do tema do garimpo em Roraima.

PDF
PDF (English)

Referências

ALMADA, Silvia Marques de. A questão do regionalismo em a mulher do garimpo, de Nenê Macaggi. Boa Vista, Editora da UFRR, 2017. Coleção Circum Roraima, v. 2.

BRAGA, Genesino. Orelha. In: MACAGGI, Nenê. Exaltação ao Verde: romance do baixo Rio Branco. Imprensa Oficial do Governo do Território Federal de Roraima. Gráfica Real. Boa Vista. 1984.

CANO, Gabriela. Amélio Robles, andar de soldado velho: fotografia e masculinidade na Revolução Mexicana. cadernos pagu (22), Campinas-SP, Núcleo de Estudos de Gênero-Pagu/Unicamp, 2004, pp.115-150.

CREMERS, Leontien; KOLEN, Judith; DE THEIJE, Marjo. Small-scale gold mining in the Amazon: the cases of Bolivia, Brazil, Colombia, Peru and Suriname. Cuadernos del CEDLA n. 26, Amsterdam, 2013 [https://www.gomiam.org/wp-content/uploads/2014/11/20130312-Cuaderno-Small-Scale-Gold-Mining-in-the-Amazon.pdf – acesso em 10 ago. 2022].

CORRÊA, Mariza. Antropólogas & Antropologia. Belo Horizonte, Editora da UFMG, 2004.

FARAGE, Nádia. As muralhas dos sertões: os povos indígenas no rio Branco e a colonização. Rio de Janeiro, Editora Paz e Terra; ANPOCS, 1991.

KOFES, Suely; MANICA, Daniela (org.). Vida e grafias: narrativas antropológicas, entre biografia e etnografia. Rio de Janeiro, Lamparina & FAPERJ, 2015.

MACAGGI, Nenê. A mulher do garimpo: o romance no extremo sertão do Amazonas. 2ª ed. Boa Vista, Gráfica Real, 2012.

MACAGGI, Nenê. Exaltação ao Verde: romance do baixo Rio Branco. Imprensa Oficial do Governo do Território Federal de Roraima. Gráfica Real. Boa Vista. 1984.

OLHAR PANORÂMICO [http://olharpanoramico.blogspot.com /2006_04_01_archive.html - acesso em: 03 ago 2016].

ROSA, João Guimarães. Grande Sertão: Veredas. 19ª ed. Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira. 2001.

SOMBRIO, Mariana. Expedições científicas na América do Sul: a experiência de Wanda Hanke (1933-1958). Cadernos de História da Ciência. v. VII (2), São Paulo, Instituto Butantan, Jul/Dez 2011 [https://periodicos.saude.sp.gov.br/index.php/cadernos/article/view/34370].

XAUB, Jaber. Posfácio: Ligeira biografia da autora. In: MACAGGI, Nenê. A mulher no garimpo: o romance do extremo sertão norte do Amazonas. Boa Vista Imprensa Oficial do Governo do Território Federal de Roraima. 1976, pp.419-422.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Cadernos Pagu

Downloads

Não há dados estatísticos.