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Mulheres-visitadoras, mulheres voluntárias, mulheres da comunidade: o conhecimento como estratégia de diferenciação de sujeitos de gênero*
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Palavras-chave

Conhecimento. Gênero. Políticas públicas

Como Citar

KLEIN, Carin; MEYER, Dagmar Estermann. Mulheres-visitadoras, mulheres voluntárias, mulheres da comunidade: o conhecimento como estratégia de diferenciação de sujeitos de gênero*. Cadernos Pagu, Campinas, SP, n. 45, p. 427–455, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8645278. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O artigo desdobra-se de uma tese de doutorado (Klein, 2010) que analisou uma política pública voltada para a promoção de uma Primeira Infância Melhor (PIM/RS, Brasil), tomando-a como uma instância pedagógica que pretende educar e regular mulheres e homens como mães e pais de determinados tipos. De forma específica, focalizam-se, aqui, na perspectiva dos estudos de gênero e dos estudos foucaultianos, os sentidos articulados ao uso do termo conhecimento e seus efeitos sobre a produção de três posições de sujeito (mulheres-visitadoras, mulheres-voluntárias, mulheres da comunidade) que tal política promove.

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