Banner Portal
A mulher moderna como fotógrafa na guerra: Margaret Michaelis e Kati Horna
PDF

Palavras-chave

Margaret Michaelis. Kati Horna. Anarcofeminismo. Fotografia e gênero. Cultura visual.

Como Citar

ZERWES, Erika. A mulher moderna como fotógrafa na guerra: Margaret Michaelis e Kati Horna. Cadernos Pagu, Campinas, SP, n. 51, 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8651157. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Para discutir alguns dos aspectos da questão de gênero na história da fotografia, bem como fazer uma análise das possíveis relações entre essa atuação feminina e a cultura política do período, este artigo fala sobre o trabalho de Kati Horna e Margaret Michaelis na Espanha. Elas nasceram mulheres e judias, e se fizeram fotógrafas e anarquistas durante a década de 1930. Fazem parte de uma geração de mulheres que encontraram na fotografia uma possibilidade de, ao mesmo tempo, ter independência financeira, fazer um trabalho criativo e artístico, e ter uma atuação política efetiva.
PDF

Referências

ACKELSBERG, Martha A. Mujeres Libres. El anarquismo y lá lucha por lá emancipación de las mujeres. Barcelona, Virus, 1999.

ACKERS, L. Managing relationships in peripatetic careers: Scientific mobility in the european union. Women’s Studies International Forum, 27, 2004, pp.189-201.

BARLOW, Tani et alii. The Modern Girl Around the World: A Research Agenda and Preliminary Findings. Gender and History, 17, no 2, Fall 2005, s/p.

BIAJOLI, Maria Clara Pivato. Tempo de palavras: mujeres libres e a memoria da revolução espanhola. In: RAGO, Margareth; BIAJOLI, Maria Clara Pivato. Mujeres Libres da Espanha. Documentos da Revolução Espanhola. Rio de Janeiro, Achiamé, 2007.

BLANCO, Laura Sánchez; HUERTA, José Luis Hernández. La educación femenina en la revista Mujeres Libres. In: HERNÁNDEZ DÍAZ, José María (ed). Prensa pedagógica y patrimonio histórico educativo. Contribuciones desde la Europa Mediterránea e Iberoamérica. Salamanca, Ediciones Universidad de Salamanca, 2013, pp.385-396.

BUEY, Francisco Fernández. Prólogo. In; WEIL, Simone. Escritos históricos y políticos. Madri, Editorial Trotta, 2007, pp.14-15.

CSORBA, Csila. Picturing Progress: Hungarian Women Photographers 1900-1945. Women in the Arts Magazine, Washington, Spring 2009, pp.12-15.

ENNIS, Helen. Margaret Michaelis: Love, loss and photography. Canberra, National Gallery of Austrália, 2005.

ESKILDSEN, Ute. A chance to participate: A transitional time for women photographers. In: MESKIMMON, Marsha; WEST, Shearer. Visions of the Neue Frau. Aldershot / Brookfield, Scholar Press / Ashgate, 1995, pp.62-76.

GREENE, Patricia. Testimonio visual: iconografía femenina en los carteles de la Guerra Civil. Letras Peninsulares vol 11.1, spring, 1998, pp.119- 144.

MENDELSON, Jordana; LAHUERTA, Juan José. Margaret Michaelis. Fotografía, vanguardia y política en la Barcelona de la República. Valencia, IVAM Institut Valencià d’Art Modern, 1998.

MESKIMMON, Marsha; WEST, Shearer. Visions of the Neue Frau. Aldershot / Brookfield, Scholar Press / Ashgate, 1995.

MOORHEAD, Joana. Kati Horna. In: MOORHEAD, Joana et. al. Surreal Friends. Leonora Carrington, Remedios Varo, Kati Horna. Surrey: Palant House Gallery, 2010, pp.54-69.

MUJERES Libres. Como organizar una agrupación. Ediciones Mujeres Libres, c.1936.

ORWELL, Geroge. Lutando na Espanha. São Paulo, Globo, 2006.

OTTO, Elizabeth; ROCCO, Vanessa (eds). The New Woman International: Representations in Photography and Film from the 1870s through the 1960s. Ann Arbor, MI, University of Michigan Press, 2011. [http://quod.lib.umich.edu/d/dcbooks/9475509.0001.001/1:1/--newwoman-international-representations-inphotography?g=dculture;rgn=div1;view=toc;xc=1 – acesso em 20 maio 2016].

PELIZZON, Lisa. Más allá de la foto: La mirada de Kati Horna. Venezia, Tese (Doutorado em Studi Iberici i Anglo-Americani), Universitá Ca' Foscari, 2011.

PRESTON, Paul. We Saw Spain Die. Foreign correspondents in the Spanish Civil War. Nova Iorque, Skyhorse Publishing, 2009.

RAGO, Margareth. Mujeres libres: anarco-feminismo e subjetividade na revolução espanhola. Verve, 7, 2005, pp.132-152.

RIPA, Yannick. Le genre dans l’anarcho-syndicalisme espagnol (1910- 1939). Clio. Histoire‚ femmes et sociétés n o 3, 1996 [clio.revues.org/470 – acesso em 20 maio 2016].

RODRÍGUEZ, José Antonio et. al. Kati Horna. México, DF; Barcelona: Editorial RM, 2013.

ROWE, Dorothy. Desiring Berlin: Gender and modernity in Weimar Germany. In: MESKIMMON, Marsha; WEST, Shearer. Visions of the Neue Frau. Aldershot / Brookfield, Scholar Press / Ashgate, 1995, pp.143-164.

SAORNIL, Lucia Sanchez. La maternidad bajo el signo de la revolución. Umbral n o 12, 2/10/37.

WEIL, Simone. Escritos históricos y políticos. Prólogo de Francisco Fernández Buey. Madri, Editorial Trotta, 2007.

ZERWES, Erika. Tina Modotti e Kati Horna, fotógrafas produtoras de duas imagens situadas entre a fotografia obrera e o humanismo. História Unisinos, vol.20, 2016, pp.213-225.

Downloads

Não há dados estatísticos.