Banner Portal
Marcadores sociais da diferença e infância: relações de poder no contexto escolar
Remoto

Como Citar

SOUZA, Érica Renata. Marcadores sociais da diferença e infância: relações de poder no contexto escolar. Cadernos Pagu, Campinas, SP, n. 26, p. 169–199, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644753. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Na primeira parte do artigo apresento contribuições de autores de diversas áreas no que se refere às relações de gênero em sala de aula, entre crianças e adolescentes. Na segunda parte, apresento resultados parciais da pesquisa de campo de minha dissertação de Mestrado, realizada numa escola pública da cidade de Campinas, Estado de São Paulo, analisando temas como a relação das crianças com as diferenças de classe, raça, gênero e outros marcadores sociais, as hierarquias de poder na sala de aula e as concepções infantis sobre heteronormatividade.

Abstract

In the first part of this article I present theorical contributions from various fields of knowledge concerning gender relations in the classroom among children and adolescents. In the second part, I present partial results from the field research conducted for my Master’s dissertation, which took place in a public school in the city of Campinas, Sao Paulo State. The themes I analyze are: children’s relations to differences of class, race, gender and other social markers; hierarchies of power in the classroom; and children’s concepts on heternormativity.

Key Words: Childhood, Education, Gender, Sexuality, Homosexuality

Remoto

Downloads

Não há dados estatísticos.