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A construção de diferenças de gênero entre estudantes de medicina
Remoto (Português (Brasil))

Palabras clave

Cidadania. Gênero. Sexualidade. Identidades. Educação Médica

Cómo citar

SIQUEIRA, Vera Helena Ferraz; ROCHA, Glória Walkyria de Fátima. A construção de diferenças de gênero entre estudantes de medicina. Cadernos Pagu, Campinas, SP, n. 30, p. 231–268, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644855. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumen

Neste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa empírica sobre a construção identitária de estudantes de medicina em espaços não formais da universidade, em uma sociedade de consumo. Fundamentaram o estudo noções do pósestruturalismo, principalmente sobre a natureza construída das identidades de gênero pelos discursos. Os resultados sinalizam a importância de se reconhecer que as experiências e subjetividades são passíveis de mudanças e de se integrar a problematização dos discursos dominantes aos currículos formais, facilitando uma maior igualdade de gênero, etnia e classe social.

Abstract

This article relates the results of an empirical research on the processes through which medical students’ identity are constructed in the university non-formal settings, in a consumer society. The study was theoretically based on some pos structuralism notions referring to the construction of gender identities by the discourses. The results point to the need for educators to reflect that the experiences and selves are subject to change, and to integrate the problematization of the dominant discourses to the formal curriculum, favoring greater gender, ethnic and social class equity.

Key Words: Citizenship, Gender, Sexuality, Identities, Medical Education

Remoto (Português (Brasil))

Citas

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