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Beleza roubada: gênero, estética e corporalidade no teatro brasileiro
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Palavras-chave

Gênero. Corporalidade e Estética. Atrizes. Teatro Brasileiro. Prostituição e Representação

Como Citar

PONTES, Heloisa. Beleza roubada: gênero, estética e corporalidade no teatro brasileiro. Cadernos Pagu, Campinas, SP, n. 33, p. 139–166, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644924. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A partir de uma pesquisa mais ampla sobre as inflexões de gênero no campo intelectual e no teatro brasileiro, entre 1940 e 1968, o artigo discute as relações entre estética e gênero e suas implicações nas carreiras das atrizes Cacilda Becker, Maria Della Costa, Tônia Carrero e Cleyde Yáconis. Segundo testemunho dos que a viram representar, Cacilda não foi prejudicada por seus atributos físicos menos favoráveis. A hipótese é de que isso se deve às artimanhas das convenções teatrais, que permitem burlar constrangimentos físicos, sociais e de gênero. Fartamente presente na mídia para retratar, realçar ou diminuir as mulheres sob seu foco, a beleza raramente aparece como dimensão relevante na análise das trajetórias femininas. Daí o interesse em discutir essa questão através de sua refração no processo de construção social das carreiras artísticas.

Abstract

Drawing from a broader research on gender inflections in the Brazilian intellectual field and in Brazilian drama, between 1940 and 1968, the article discusses the relations between aesthetics and gender, and their implications on the careers of actresses Cacilda Becker, Maria Della Costa, Tônia Carrero and Cleyde Yáconis. According to testimony of those who saw her perform on stage, Cacilda was never hampered by her less favorable physical attributes. The hypothesis is that this is due to the cunning tricks of the conventions of dramatic arts that allow the dodging of social, gender and physical constraints. Widely evoked by the media to portrait, underline or diminish women under its focus, beauty rarely features as a relevant dimension in the analysis of female trajectories. Hence the interest in discussing the subject through its refraction on the process of social construction of artistic careers.

Key Words: Gender, Embodiment and Aesthetics, Actresses, Brazilian Drama, Prostitution and Representation

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