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Conjugalidade e profissão de modelo: projetos conflitantes ou complementares?
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Palavras-chave

Profissão de Modelo. Pré-Adolescentes. Moral Familiar Religiosa

Como Citar

FARIAS, Rita de Cássia Pereira. Conjugalidade e profissão de modelo: projetos conflitantes ou complementares?. Cadernos Pagu, Campinas, SP, n. 33, p. 167–197, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644925. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este artigo analisa um grupo de pré-adolescentes pobres do interior mineiro que frequentaram um Curso de Modelo. Face ao apelo erótico que envolve, na mídia, a imagem dessa profissão, parece paradoxal que os pais – que associam esta carreira à prostituição – matriculem as filhas em tal curso, em aparente conflito com sua moral familiar e religiosa. O curso permite a aquisição de habilidades e o domínio de códigos que não pertencem a sua condição de classe. Além disso, participar do curso e desfilar em ambientes frequentados pela elite se tornam estratégias de apresentar a filha à sociedade, ampliando o capital social familiar.

Abstract

This paper analyses a group of poor pre-adolescents in a modeling course in Minas Gerais. Facing the erotic image of the profession, presented by the media, it seems paradoxical that the parents – who associate this career with prostitution – register the daughters in such a course, in apparent conflict with the family’s religious morals. The course allows the acquisition of abilities and codes which do not belong to the family’ class condition. However, to participate in it and to model in events attended by the elite become a strategy to present the daughters to the society, enlarging the family’s social capital.

Key Words: Model Profession. Pre-Adolescents. Family’s Religious Moral

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