Banner Portal
Estudos sobre sexualidade, sociabilidade e mercado: olhares antropológicos contemporâneos

Palavras-chave

Antropologia – Brasil. Sexualidade. Gênero. Sociabilidade. Mercado

Como Citar

FACCHINI, Regina. Estudos sobre sexualidade, sociabilidade e mercado: olhares antropológicos contemporâneos. Cadernos Pagu, Campinas, SP, n. 42, p. 99–140, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8645117. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma revisão crítica com base em 78 trabalhos antropológicos produzidos no Brasil a partir do entrecruzamento das temáticas da sexualidade, da sociabilidade e do mercado. Relacionamos o conjunto de pesquisas aqui trazido com processos sociais e relativos ao campo de estudos antropológicos mais amplos. Identificamos processos de mudança relativos aos objetos empíricos e enquadramentos analíticos mobilizados por tais estudos, produzidos no país desde os anos 1960. Por fim, apontamos como os estudos que partiram de locais de sociabilidade e que, mais recentemente, passaram a tematizar de algum modo o mercado de consumo, constituíram parte muito significativa da produção antropológica brasileira sobre sexualidade, que nas duas últimas décadas cresceu e se diversificou.

Abstract

We hereby bring a critical review based on 65 anthropological works carried out in Brazil and encompassing the themes of sexuality, sociability and market. We relate the investigations presented here to social processes and to processes from the broader field of anthropological studies. We have identified processes of change to empirical objects and analytical frameworks, both of which are mobilized by the aforementioned studies, which have been produced in the country since the 1960s. Finally, we point out how the studies of places of sociability – studies which recently have somehow started theming the consumer market – have been a very significant part of the Brazilian anthropological literature on sexuality, which has grown and diversified over the past two decades.

Key Words: Anthropology – Brazil, Sexuality, Gender, Sociability, Market.

Downloads

Não há dados estatísticos.