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Vestida de noiva
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Palavras-chave

Casamento
Gênero
Consumo
Prestígio
Diferença.

Como Citar

BUENO, Michele Escoura. Vestida de noiva: diferenciação e prestígio em disputa no mercado de festas de casamento. Cadernos Pagu, Campinas, SP, n. 55, p. e195522, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8656414. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Em 2015 o mercado brasileiro de festas de casamento movimentou R$17 bilhões. Neste artigo, coloco sob análise a relação entre noivas e os vestidos comercializados nesse setor de mercado. Sob perspectiva etnográfica, discuto dados produzidos em trabalhos de campo em Belém e São Paulo e mostro como os modelos de trajes têm demarcado estilos hierarquizados de feminilidade, ao mesmo tempo que o trânsito de noivas pelas lojas evidencia estratégias de diferenciação de classe. Por fim, argumento que valores de vestidos e de noivas se constituem mutuamente num processo de coprodução de distinção.

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Referências

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