Resumo
Emilia: Eu sempre gostei de pintar. Em casa, meus pais eram professores da rede pública de ensino, meu pai era professor de artes, sempre desenhamos muito. Quando estava na escola, no fundamental II, lembro-me de ter muitas encomendas de desenho, meus colegas queriam que eu fizesse retratos de artistas, logos de banda. Lembro-me de ter facilidade em copiar imagens e de dar muitos desenhos para colegas, sempre gostei dessa atenção que a prática do desenho trazia. Desenhar me ajudou a criar conexões com as pessoas. Eu sou formada em Artes Visuais pela Belas Artes e fiz mestrado em multimeios na Unicamp. Hoje, sou professora de artes dos fundamentais 1, 2 e Ensino médio, sou professora de um curso livre de desenho, dou aulas particulares de desenho e pintura, e minha prática artística é voltada para a pintura. Porém minha atuação no campo artístico é restrita, o mercado de arte é muito seletivo, e não temos incentivos necessários para nossas pesquisas. Não sou representada por nenhuma galeria e, vez ou outra, consigo passar em algum edital público em que proponho exposições e projetos culturais.
Referências
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro, Civilização brasileira, 2003.
GONZÁLEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano. Rio de Janeiro, Zahar, 2020.
RUBIN, Gayle. Políticas do sexo. São Paulo, UBU, 2017.
SONTAG, Susan. Sobre a fotografia. São Paulo, Companhia das letras, 2004.
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