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O mercado como ordem social em Adam Smith, Walras e Hayek
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Palavras-chave

Teorias do mercado. Ordem social. A. Smith
1723-1790. L. Walras
1834-1910. F. Hayek
1899-1992

Como Citar

GANEM, Angela. O mercado como ordem social em Adam Smith, Walras e Hayek. Economia e Sociedade, Campinas, SP, v. 21, n. 1, p. 143–164, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecos/article/view/8642297. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

O objetivo do artigo é apresentar criticamente as teorias do mercado de Adam Smith, Leon Walras e F. A. Hayek, sublinhando o que se considera terem em comum, ou seja, a ideia de mercado como expressão da ordem social capitalista. Entende-se que esta concepção do mercado como ordem social aparece originariamente na história do pensamento econômico e na história das ideias através da solução de Adam Smith frente aos filósofos do contrato e avança, analiticamente, um século após, na tentativa de demonstração lógico-matemática da Teoria do Equilíbrio Geral em Walras para adquirir a souplesse teórica necessária a sua sobrevivência, no século XX, na teoria de Hayek, em que a história realizaria o autodesenvolvimento da ordem do mercado. O texto percorre as filiações filosóficas e as implicações metodológicas das teorias do mercado desses grandes autores, mostrando as formas diferenciadas que elas assumem: ordem natural para Smith, ordem racional para Walras e ordem espontânea para Hayek.

Abstract

The objective of the article is to critically present the liberal theories of Adam Smith, Leon Walras and F. A. Hayek, underlining what they have in common, that is, the idea of market as a general theory of society and the construction of scientific attributes that make possible the understanding of the supremacy of market order against other forms of social organization. It is assumed that this conception of market as social order appears originally in the history of economical thought and in the history of ideas through Adam Smith’s solution against contract philosophers and that it advances analytically, a century later, in the attempt of logic-mathematic demonstration in Walras, to acquire the necessary theoretical souplesse for its survival, in the XX century, in the Darwinian adventures of the Austrian school libertarians, specially Hayek, for whom history would realize the self-development of the market. The text will traverse the philosophical filiations and the methodological implications of the marketing theories of those great authors showing the differentiated forms they assume: natural order for Smith, rational order for Walras and spontaneous order for Hayek.

Keywords: Market theories; Social order; A. Smith, 1723-1790. L. Walras, 1834-1910. F. Hayek, 1899-1992.

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