Banner Portal
Domínios do café: ferrovias, exportação e mercado interno em São Paulo (1888-1917)
PDF

Palavras-chave

Cafeicultura. Ferrovias. CMEF. Produção de alimentos. São Paulo

Como Citar

TOSI, Pedro Geraldo; FALEIROS, Rogério Naques. Domínios do café: ferrovias, exportação e mercado interno em São Paulo (1888-1917). Economia e Sociedade, Campinas, SP, v. 20, n. 2, p. 417–442, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecos/article/view/8642355. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Não obstante o peso decisivo das receitas geradas pelo café para os balanços financeiros das ferrovias paulistas entre 1888 e 1917, e a centralidade da atividade cafeeira na economia paulista de então, discute-se neste artigo a especialização relativa ao nível da produção verificada em São Paulo e a questão dos fretes das ferrovias neste cenário. Parte-se da ideia de que a cafeicultura, em seu desenvolvimento, demandava a diversificação de culturas agrícolas, pois as unidades básicas de produção – as fazendas de café – não se caracterizavam unicamente pela monocultura, sendo que os nexos entre uma produção voltada à exportação e outra voltada ao mercado interno davam-se nas relações de trabalho estabelecidas entre contratantes e contratados, e nas formas pelas quais os fazendeiros expropriavam aqueles que se subordinavam aos seus interesses. Verifica-se no caso estudado o aumento simultâneo das quantidades de café e de alimentos transportadas e transacionadas pela Cia. Mogiana nos marcos da periodização proposta; porém, percebe-se estreita dependência em relação à receita gerada pelo transporte de café. Aponta-se, ainda, a especialização absoluta ao nível do crédito e da circulação (transportes) que caracterizavam este complexo econômico.

Abstract

Notwithstanding the decisive weight of values generated by coffee for the financial statements of the São Paulo’s railroads between 1888 and 1917, and to the importance of the coffee in this economy, we argues in this article about the relative specialization in agriculturist production verified in São Paulo’s lands and the question of the freights of the railroads in this conditions. Our idea is that coffee activity, in its development, demanded the diversification of agricultural cultures, therefore the basic units of production – the coffee farms – were not characterized solely by the cultivation of coffee, being that the nexuses between a production come back to the exportation and another come back to the internal market were given in the relations of work established between employers and employees, and in the forms by which the farmers expropriated its subordinate. The simultaneous increase of the amounts of coffee is verified in the studied case and of foods carried and done business for the Cia. Mogiana in landmarks of the period proposal; however, narrow dependence in relation to the values generated for the coffee transport is perceived. It is pointed, still, the absolute specialization to the level of the credit and the circulation (transports) that characterized this economic complex.

Keywords: Coffee economy; Railroads; CMEF; Food production; São Paulo.

PDF

Referências

ALENCASTRO, Luiz Felipe de. O trato dos viventes. Formação do Brasil no atlântico sul. São Paulo: Cia das letras, 2000.

ARARAQUARA. Álbum de Araraquara para o ano de 1915. Araraquara: Câmara Municipal de Araraquara, 1915.

BENINCASA, Vladimir. Velhas fazendas. Arquitetura e cotidiano nos Campos de Araraquara. 1830-1930. São Paulo: Edufscar/Imprensa Oficial, 2003.

BRAUDEL, Fernand. Civilização material, economia e capitalismo. Séculos XV-XVIII. O Tempo do Mundo. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

CAMARGO, José Francisco de. Crescimento da população no estado de São Paulo e seus aspectos econômicos. São Paulo: FIPE, 1981. v. II e III.

CANO, Wilson. Raízes da concentração industrial em São Paulo. 4. ed. Campinas: IE/Unicamp, 1998.

CHIOVITTI, Nanci Marti. Discursos do progresso: Sorocaba e o fim das feiras de muares. Campinas: IFCH/Unicamp, 2003.

DI CREDDO, Maria do Carmo S. Terras e índios no Vale do Paranapanema. São Paulo: Arte & Ciência, 2003.

DOMINGUES NETO, Hilário. Singrando o Mogi-Guaçu: um estudo sobre a formação de um mercado interno regional (1883-1903). Dissertação (Mestrado)–FCL-UNESP, Araraquara, 2001.

FALEIROS, Rogério Naques. Ferrovia, café e imigrantes: o trinômio da transformação. Franca: 1887-1902. Monografia (Conclusão de Curso)–FHDSS-Unesp, Franca, 1999.

FALEIROS, Rogério Naques. Fronteiras do café; fazendeiros e “colonos” no interior paulista: 1917-1937. Tese (Doutorado)–Instituto de Economia, Unicamp, Campinas, 2007.

FALEIROS, Rogério Naques. Homens do café: Franca 1880-1920. Ribeirão Preto: Holoes, Editora; São Paulo: Fapesp, 2008.

FALEIROS, Rogério Naques. Fronteiras do café: fazendeiros e “colonos” no interior paulista. Bauru: Edusc; São Paulo: Fapesp, 2010.

FERRÃO, André Argolo. Arquitetura do café. Campinas: Editora da Unicamp; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004.

FRAGOSO, João Luís. Sistemas agrários em Paraíba do Sul (1850-1920). Um estudo de relações não capitalistas de produção. Dissertação (Mestrado)–Universidade Federal do Rio de Janeiro–UFRJ, Rio de Janeiro, 1983.

FRAGOSO, João Luís; FLORENTINO, Manolo. O arcaísmo como projeto: mercado atlântico, sociedade agrária e elite mercantil no Rio de Janeiro, 1790-1840. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1998.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Caminhos e fronteiras. São Paulo: Cia das Letras, 1994.

HOLLOWAY, Thomas. Imigrantes para o café: café e sociedade em São Paulo 1886- 1934. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1984.

LENHARO, Alcir. As tropas da moderação. O abastecimento da Corte na formação política do Brasil: 1808-1842. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, 1993.

LINHARES, Maria Yeda; SILVA, Francisco C. T. da. História da agricultura brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1980.

MATOS, Odilon Nogueira de. Café e ferrovias: a evolução ferroviária de São Paulo e o desenvolvimento da cultura cafeeira. São Paulo: Alfa-Ômega, 1974.

MESSIAS, Rosane Carvalho. O cultivo de café nas bocas do sertão paulista. Mercado interno e mão de obra no período da transição 1830-1888. São Paulo: Unesp, 2003.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, INDÚSTRIA E COMÉRCIO. Questionários sobre as condições da agricultura dos 173 municípios do estado de São Paulo. Realizado pelo Serviço de Inspeção e Defesa Agrícolas do Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio. Rio de Janeiro: Typ. do Serviço de Estatistica, 1913.

NUNES, Ivanil. Douradense: a agonia de uma ferrovia. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2005.

OLIVEIRA, Flávia Arlanch de. Faces da dominação da terra (Jaú 1850-1910). Marília: Unesp; São Paulo: Fapesp, 1999.

OLIVEIRA, Lélio Luiz de. Heranças guardadas e transições ponderadas. História Econômica do interior paulista. Franca: Unesp-FHDSS; UNI-Facef, 2006.

OLIVEIRA, Mônica Ribeiro de. Cafeicultura mineira: formação e consolidação. 1809- 1870. In: SEMINÁRIO SOBRE A ECONOMIA MINEIRA, 9, 2000. Anais...

OLIVEIRA, Paulo Roberto de. Entre rios e trilhos: as possibilidades de integração econômica de Goiás na Primeira República. Franca: FHDSS/Unesp, 2007.

PAULA, João Antônio de. O mercado e o mercado interno no Brasil: conceito e história. História Econômica & História de Empresas, v. 1, 2002.

PEREIRA, Reginaldo de Oliveira. Nas margens da Mogiana. As repercussões da cafeicultura no município de Orlândia (1901-1940). Dissertação (Mestrado)–FHDSSUnesp, Franca, 2005.

PERINELLI NETO, Humberto. Era a Paulista uma ferrovia cata-café? Apontamentos sobre o comércio de gado e as ferrovias em São Paulo. Histórica. Revista Eletrônica do Arquivo Público do Estado de São Paulo, n. 32, 2008.

PERISSINOTTO, Renato M. Classes dominantes e hegemonia na República Velha. Campinas: Editora da Unicamp, 1994.

SAES, Flávio Azevedo Marques de. As ferrovias em São Paulo 1870-1940. São Paulo: Hucitec, 1981.

SANTOS, Ronaldo Marcos dos. Resistência e superação do escravismo na Província de São Paulo (1885-1888). São Paulo: IPE/USP, 1980.

SCHWARTZ, Stuart B. Segredos internos: engenhos e escravos na sociedade colonial: 1550 – 1835. São Paulo, Companhia das Letras, 1988.

SILVA, César Múcio. Processos-crime. Escravidão e violência em Botucatu. São Paulo: Alameda, 2004.

TEODORO, Rodrigo da Silva. O crédito no mundo dos senhores do café. Dissertação (Mestrado)–Instituto de Economia, Unicamp, Campinas, 2006.

TOSI, Pedro Geraldo. Capitais no interior: Franca e a história da indústria coureirocalçadista (1860-1945). Franca: FHDSS-Unesp, 2003.

TOSI, Pedro Geraldo; FALEIROS, Rogério Naques. Nas fronteiras do capitalismo: a Mogiana e os (des)caminhos da expansão ferroviária. Locus: Revista de História, Juiz de Fora, v. 6, n. 2, 2000.

TOSI, Pedro Geraldo; FALEIROS, Rogério Naques TEODORO, Rodrigo da Silva. Crédito e pequena cafeicultura no Oeste Paulista. Franca: 1890-1914. Revista Brasileira de Economia, v. 61, p. 1-22, 2007.

TRUZZI, Oswaldo Mário Serra. Fontes estatístico-nominativas da propriedade rural em São Carlos (1873-1940). São Carlos: Edufscar, 2004.

ZEMELLA, Mafalda. O abastecimento da capitania das Minas Gerais no século XVIII. São Paulo: USP/FFCL, 1951.

A Economia e Sociedade utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.