Da história econômica à cultural: a singular travessia de Stuart Schwartz

Autores

  • José Jobson de Andrade Arruda Universidade de São Paulo

Resumo

Nesta epigrama, Goethe ironiza e repudia o sentimento de intolerância dominante na modernidade produzido pela lenda negra ibérica. Haveria lugar nesse mundo para um sentimento de tolerância como aquele que inspira o célebre escritor? A resposta por certo seria não. Menos para Stuart Schwartz, em seu texto recente sobre a história cultural religiosa ibero-atlântica, simbolizada na expressão que dá título ao livro Cada um na sua lei, publicado em co-edição pela Edusc e Companhia das Letras, título mais apropriado do que All can be saved, da edição inglesa da Yale University Press, publicado em 2008. Trata-se, portanto, de uma reflexão documentada sobre a gênese do espírito de tolerância, a proto-história de seu nascimento, uma espécie de Iluminismo ibérico avant la lettre. Tese ousada, que o talento desse brasilianista de escol lhe faculta realizar com propriedade ímpar, sustentado por pesquisa arquivística de fôlego. Resenhar este livro é um privilégio. Não sem um certo estranhamento, pois estou entre os distinguidos a quem o livro foi ofertado; além de ser o co-editor pela Edusc em parceria com a Companhia das Letras. Mas são tantas as virtudes carreadas pelo texto que essas restrições se convertem em pecadilhos veniais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Jobson de Andrade Arruda, Universidade de São Paulo

Possui graduação em História (1966) e doutorado em História Moderna (1973), ambos pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor sênior do departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História Econômica da USP e professor titular aposentado do Instituto de Economia da UNICAMP. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: História do Brasil, História Moderna e Contemporânea com ênfase em História Econômica e Historiografia.

Downloads

Publicado

2016-01-08

Como Citar

ARRUDA, J. J. de A. Da história econômica à cultural: a singular travessia de Stuart Schwartz. Economia e Sociedade, Campinas, SP, v. 18, n. 2, p. 433–437, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecos/article/view/8642765. Acesso em: 27 jan. 2023.

Edição

Seção

Nota