Banner Portal
Historiografia, exame de consciência dos historiadores
PDF

Como Citar

NOVAIS, Fernando Antonio. Historiografia, exame de consciência dos historiadores. Economia e Sociedade, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 179–182, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecos/article/view/8643213. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A publicação dos números 25/26 da Revista Brasileira de História (Memória, história, historiografia. Dossiê ensino de história), órgão de nossa principal associação de historiadores, oferece, evidentemente, oportunidade, e mesmo impõe a necessidade de refletir sobre o "estado das artes" em nossa corporação. Aliás, pela temática escolhida na composição do volume, percebe-se claramente ter sido essa a intenção dos organizadores. Recentemente, outras publicações científicas (a Revista da USP; a Estudos Avançados, do IEA) têm igualmente se interessado por balanços críticos, com vários recortes. Por outro lado, nos últimos congressos da ANPUH, aumenta significativamente o número de comunicações, e avolumam-se os debates sobre historiografia. A primeira observação que se estabelece, portanto, é a de que a corporação dos historiadores passa, entre nós, por uma fase de exame de consciência. O que é, obviamente, muito salutar, pois atesta um certo aggiornamento.
PDF

A Economia e Sociedade utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.