Banner Portal
Armadilha de lucratividade e Big Push: considerações a partir de Rosenstein-Rodan
PDF

Palavras-chave

Rosenstein-Rodan. Big push. Armadilha de lucratividade. Aprendizagem. Retornos crescentes.

Como Citar

FERNANDES, Carlândia Brito Santos; MOREIRA, Vivian Garrido. Armadilha de lucratividade e Big Push: considerações a partir de Rosenstein-Rodan. Economia e Sociedade, Campinas, SP, v. 24, n. 3, p. 573–587, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecos/article/view/8647295. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este ensaio apresenta uma situação de armadilha de lucratividade como mecanismo teórico explicativo da condição de estagnação de determinadas economias, sobretudo aquelas em desenvolvimento. Utilizando algumas contribuições teóricas de Paul Rosenstein-Rodan, defende-se, como possibilidade de ruptura desta condição, a ocorrência de um Big Push para que uma escala mínima de capital seja gerada e retornos crescentes sobre o trabalho, advindos de ganhos de aprendizagem, possam atuar. O principal resultado é que esses ganhos são fundamentais para se gerar um círculo virtuoso, que intensificará o processo de industrialização e guiará a economia em direção a elevados níveis de renda.
PDF

A Economia e Sociedade utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.