Banner Portal
Desigualdade na oferta de crédito regional a pessoas jurídicas: uma análise em painel para o período 2000-2011
PDF

Palavras-chave

Firma bancária. Desigualdade regional. Preferência pela liquidez. Crédito regional. Dados em painel.

Como Citar

DUTRA, Leonardo Dondoni; BASTOS, Júlio Cesar Albuquerque; LAMONICA, Marcos Tostes; FEIJO, Carmem. Desigualdade na oferta de crédito regional a pessoas jurídicas: uma análise em painel para o período 2000-2011. Economia e Sociedade, Campinas, SP, v. 24, n. 3, p. 681–708, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecos/article/view/8647299. Acesso em: 24 jun. 2024.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um estudo empírico sobre o comportamento do crédito bancário para pessoa jurídica em termos regionais no período 2000-2011 utilizando-se um modelo de dados em painel. Com as estatísticas do banco de dados Estatísticas Bancárias por Municípios – Estban e do Sistema Gerenciador de Séries Temporais do Banco Central do Brasil, foi possível construir as variáveis do modelo desenvolvido para explicar os determinantes do crédito às pessoas jurídicas por regiões. Apoiado na literatura pós-keynesiana, os resultados do modelo econométrico estimado comparando regiões apontam para a existência de um paradoxo financeiro da eficiência social, ou seja, observa-se este paradoxo quando instituições financeiras registram maior preferência pela liquidez indicando que o processo de geração de contratações de meios de produção e alocação de renda, que deveria ser iniciado pela disponibilidade de crédito, não é ratificado. Tal fato acaba por criar prerrogativas para inserção de políticas públicas para ocupar o hiato financeiro e promover a expansão econômica regional.
PDF

A Economia e Sociedade utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.