Resumo
O objetivo principal do autor, a “razão de ser do livro”, é a demonstração de que a equação “mais excedente = mais segurança”, que vigorou durante a maior parte da história humana, converteu-se hoje na equação “mais excedente = menos segurança”. Por mais excedente entenda-se o aumento da capacidade humana de produção e a maior segurança que proporciona. Para atingir este objetivo o autor dedica a primeira parte do livro, intitulada de “A Convergência das Crises Ambientais” e composta de 11 capítulos de um total de 14, à
compilação e análise de uma vasta literatura sobre os impactos ambientais que a expansão da
economia mundial vem provocando.
Referências
DALY, H.; FARLEY, J. Ecological economics. Principles and applications. Island Press, 2011.
EARP, Henrique N. Sá; ROMEIRO, Ademar R. The entropy law and the impossibility of perpetual economic growth. Open Journal of Applied Sciencies, v. 5, 2015.
FRIEDMAN, B. The moral consequences of economic growth. New York: Vintage Books, 2005.
MISHAN, Ezra J. The costs of economic growth. Penguin Books, 1967.
ROMEIRO, A. R. Democracia, crescimento econômico e capitalismo. As origens político culturais do crescimento econômico sustentado. Campinas: IE/Unicamp, 2015. (Texto para Discussão, n. 259).
O periódico Economia e Sociedade disponibiliza todos os conteúdos em acesso aberto, através da plataforma SciELO, e usa uma licença aberta para preservar a integridade dos direitos autorais dos artigos em ambiente de acesso aberto.
O periódico adotou até Abril/2015 a licença Creative Commons do tipo BY-NC. A partir de Maio/2015 a licença em uso é do tipo Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), disponível no seguinte link: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt
Autores são integralmente responsáveis pelo conteúdo e informações apresentadas em seus manuscritos.
O periódico Economia e Sociedade encoraja os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.