Banner Portal
“Juros, moeda e ortodoxia” de André Lara Resende
PDF

Palavras-chave

Capitalismo
Economia
Resenha.

Como Citar

AGGIO, Gustavo de Oliveira. “Juros, moeda e ortodoxia” de André Lara Resende. Economia e Sociedade, Campinas, SP, v. 28, n. 2, p. 615–619, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecos/article/view/8657014. Acesso em: 4 out. 2024.

Resumo

Dez entre dez macroeconomistas brasileiros leram o artigo “Juros e conservadorismo intelectual” de André Lara Resende (2017a) no jornal Valor Econômico do dia 13 de janeiro de 2017. Era impossível ignorar que um dos “pais do Real” estava defendendo a tese segundo a qual a relação entre taxa de juros e inflação seria a inversa daquela que a teoria e prática dos bancos centrais adota de forma generalizada. Alguns desses leitores chegaram a manifestar publicamente suas opiniões sobre a hipótese e o posicionamento de Lara Resende. Parte destes adotou um tom mais crítico, outros, ainda, aproveitaram a discussão para expressar suas próprias ideias sobre as taxas de juros e a política monetária brasileira nos principais jornais do país. No dia 27 do mesmo mês, Lara Resende (2017b) escreveu “Teoria, prática e bom senso” em resposta. Os dois artigos agora compõem o livro de ensaios Juros, moeda e ortodoxia (Lara Resende, 2017c).

PDF

Referências

LARA RESENDE, André. Juros e conservadorismo intelectual. Valor Econômico, 13 jan. 2017a.

LARA RESENDE, André. Teoria, prática e bom senso. Valor Econômico, 27 jan. 2017b.

LARA RESENDE, André. Juros, moeda e ortodoxia. São Paulo: Portfolio Penguim, 2017c.

ROMER, P. The trouble with macroeconomics. Stern School of Business, New York University, 2016. Mimeo. Disponível em: https://paulromer.net/wpcontent/uploads/2016/09/WP-Trouble.pdf. Acesso em: 22 set. 2017.

WOODFORD, M. Interest and prices: foundations of a theory of monetary policy. Princeton: Princeton University Press, 2003.

O periódico Economia e Sociedade disponibiliza todos os conteúdos em acesso aberto, através da plataforma SciELO, e usa uma licença aberta para preservar a integridade dos direitos autorais dos artigos em ambiente de acesso aberto.

O periódico adotou até Abril/2015 a licença Creative Commons do tipo BY-NC. A partir de Maio/2015 a licença em uso é do tipo Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), disponível no seguinte link: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt

Autores são integralmente responsáveis pelo conteúdo e informações apresentadas em seus manuscritos.

O periódico Economia e Sociedade encoraja os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.