“Juros, moeda e ortodoxia” de André Lara Resende

Palavras-chave: Capitalismo, Economia, Resenha.

Resumo

Dez entre dez macroeconomistas brasileiros leram o artigo “Juros e conservadorismo intelectual” de André Lara Resende (2017a) no jornal Valor Econômico do dia 13 de janeiro de 2017. Era impossível ignorar que um dos “pais do Real” estava defendendo a tese segundo a qual a relação entre taxa de juros e inflação seria a inversa daquela que a teoria e prática dos bancos centrais adota de forma generalizada. Alguns desses leitores chegaram a manifestar publicamente suas opiniões sobre a hipótese e o posicionamento de Lara Resende. Parte destes adotou um tom mais crítico, outros, ainda, aproveitaram a discussão para expressar suas próprias ideias sobre as taxas de juros e a política monetária brasileira nos principais jornais do país. No dia 27 do mesmo mês, Lara Resende (2017b) escreveu “Teoria, prática e bom senso” em resposta. Os dois artigos agora compõem o livro de ensaios Juros, moeda e ortodoxia (Lara Resende, 2017c).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo de Oliveira Aggio, Universidade Estadual de Campinas

Professor do Departamento de Teoria Econômica do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas. Mestre e Doutor em Economia pela UNICAMP.

Referências

LARA RESENDE, André. Juros e conservadorismo intelectual. Valor Econômico, 13 jan. 2017a.

LARA RESENDE, André. Teoria, prática e bom senso. Valor Econômico, 27 jan. 2017b.

LARA RESENDE, André. Juros, moeda e ortodoxia. São Paulo: Portfolio Penguim, 2017c.

ROMER, P. The trouble with macroeconomics. Stern School of Business, New York University, 2016. Mimeo. Disponível em: https://paulromer.net/wpcontent/uploads/2016/09/WP-Trouble.pdf. Acesso em: 22 set. 2017.

WOODFORD, M. Interest and prices: foundations of a theory of monetary policy. Princeton: Princeton University Press, 2003.
Publicado
2019-10-08
Como Citar
Aggio, G. de O. (2019). “Juros, moeda e ortodoxia” de André Lara Resende. Economia E Sociedade, 28(2), 615-619. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecos/article/view/8657014
Seção
Resenha

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)