Resumo
Esse estudo avaliou o impacto do Fies no tempo total e no atraso da conclusão da educação superior dos alunos matriculados em cursos presenciais de instituições privadas, com base nas informações do Inep de 2007 a 2017. O tempo de conclusão é o total de anos que o aluno esteve matriculado, já o atraso refere-se ao número de anos que o estudante levou para concluir o curso além do prazo mínimo de integralização. O impacto estimado por score de propensão do Fies no tempo total foi em torno de 4 meses. Os resultados da variável atraso também indicaram um impacto positivo, porém com menor intensidade e significativo apenas na primeira fase do programa, de 2000 a 2009. Também foram realizadas estimativas pelo método de Lewbel (2012), na tentativa de lidar com o possível viés das características não observáveis que influenciam a decisão individual de participar do Fies. Os resultados indicaram uma possível superestimação dos resultados quando não são consideradas as características não observadas dos alunos.
Referências
ANGRIST, J. D.; PISCHKE, J. Mostly harmless econometrics: an empiricist’s companion. Princeton university press, 2009.
ANGRIST, J. D.; AUTOR, D.; HUDSON, S. Leveling up: early results from a randomized evaluation of post-secondary aid. NBER, Dec. 31, 2014. (Working Paper. n. 20800).
ARENDT, J. N. The effect of public financial aid on dropout from and completion of university education: evidence from a student grant reform. Empirical Economics, v. 44, n. 3, p 1545-1556, Jun. 2013
BARBOSA FILHO, F. H.; PESSOA, S. A. Educação e crescimento: o que a evidência empírica e teórica mostra? Revista Economia, Brasília,DF, v. 11, n. 2, p. 265-303, 2010.
BECKER, G. Investment in human capital: a theoretical analysis. Part 2: Investment in human beings. Journal of Political Economy, v. 70, n. 5, p. 9-49, Oct. 1962.
BECKER, G. S. Human capital and the personal distribution of income: an analytical approach. Institute of Public Administration, 1967.
BECKER, G.; TOMES, N. Human capital and the rise and fall of families. Journal of Labor Economics, v. 4, n. 3, p. S1-S39, 1986.
BECKER, K. L. Analysis of math test score gap between white and non-white students in Brazilian public schools - Saeb 2015. UFSM, 2018. (Texto para Discussão). Disponível em: http://coral.ufsm.br/economia
BELLEY, P.; LOCHNER, L. The changing role of family income and ability in determining educational achievement, Journal of Human Capital, v. 1, n. 1, p. 37-89, 2007.
CACCIAMALI, M. C.; TATEI, F.; BATISTA, N. F. Impactos do programa bolsa família federal sobre o trabalho infantil e a frequência escolar. Revista de Economia Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 269-301, maio/ago. 2010.
CAMERON, S. V.; TABER C. Estimation of educational borrowing constraints using returns to schooling. Journal of Political Economy, v. 112, n. 1, p. 132-182, Feb. 2004.
CHADAREVIAN, P. C. Para medir as desigualdades raciais no mercado de trabalho Revista de Economia Política, v. 31, n. 2 (122), p. 283-304, abr./jun. 2011.
CRESPO, A.; REIS, M. C. Sheepskin effects and the relationship between earnings and education: analyzing their evolution over time in Brazil. Revista Brasileira de Economia, Rio de Janeiro, v. 63, n. 3, Jul./Set. 2009.
DEHEJIA, R. H.; WAHBA, S. Propensity score-matching methods for nonexperimental causal studies. Review of Economics and Statistics, v. 84, n. 1, p. 151-161, 2002.
DESJARDINS, S.; AHLBURG, D.; MCCALL, B. A temporal investigation of factors related to timely degree completion. The Journal of Higher Education, v. 73, n. 5, p. 555-581, Sept./Oct. 2002.
DYNARSKI, S. Does aid matter? Measuring the effect of student aid on college attendance and completion. American Economic Review, v. 93, n. 1, p. 279-288, 2003.
DUARTE, I. F.; MELLO, J. M. P. Impactos de Financiamento Estudantil sobre encargos escolares: consequências do FIES. Sociedade Brasileira de Econometria, 2014. Disponível em: https://editorialexpress.com/cgibin/conference/download.cgi?db_name=SBE36&paper_id=205
ELSAYED, M. A. A. The impact of education tax benefits on college completion. Economics of Education Review, v. 53, p. 16-30, Aug. 2016.
EMRAN, M. S.; HOU, Z. Access to markets and rural poverty: evidence from household consumption in China. The Review of Economics and Statistics, v. 95, n. 2, p. 682-697, 2013.
GARIBALDI, P.; GIAVAZZI, F.; ICHINO, A.; RETTORE, E. College cost and time to complete a degree: evidence from tuition discontinuities. Review of Economics and Statistics, v. 94, n. 3, p. 699-711, Aug. 2012.
HAINMUELLER, J. Entropy balancing for causal effects: a multivariate reweighting method to produce balanced samples in observational studies. Political Analysis, v. 20, p. 25-46, 2012.
ISHITANI, T. T. Studying attrition and degree completion behavior among first-generation college students in the United States. The Journal of Higher Education, v. 77, n. 5, p. 861-885, Sep./Oct. 2006.
JACOBY, H. Borrowing constraints and progress through school: evidence from Peru. The Review of Economics and Statistics, v. 76, n. 1, p. 151-160, 1994.
KANE, T. J. A. Quasi-experimental estimate of the impact of financial aid on college-going. NBER, 2003. (Working Paper, n. 9703).
LEWBEL, A. Using heteroscedasticity to identify and estimate mismeasured and endogenous regressor models. Journal of Business and Economic Statistics, v. 30, p. 67-80, 2012.
LEWBEL, A. Identification and estimation using heteroscedasticity without instruments: the binary endogenous regressor case. Boston College, 2016.
LJUNGQVIST, L. Economic underdevelopment: the case of a missing market for human capital. Journal of Development Economics, v. 40, n. 2, p. 219-239, 1993.
LOCHNER, L. J.; MONGE-NARANJO, A. Credit constraints in education. NBER, 2011. (Working Papers, n. 17435).
LOURY, G. Intergenerational transfers and the distribution of earnings. Econometrica, p. 843-867, 1981.
MELGUIZO, T.; SANCHEZ, F.; VELASCO, T. Credit for low-income students and access to and academic performance in higher education in Colombia: a regression discontinuity approach. World Development, v. 80, p. 61-77, Apr. 2016.
SOUZA, W. P. S. F.; MESQUITA, S. P.; OLIVEIRA, V. R.; SILVA, M. E. L. Trabalho infantil e programas de transferência de renda: uma análise do impacto do Programa Bolsa Família nas zonas urbana e rural do Brasil. Pesquisa e Planejamento Econômico, v. 49, n. 2, ago. 2019.
MINISTÉRIO DA FAZENDA. Fundo de Financiamento Estudantil: ausência de sustentabilidade fiscal e suas causas. Diagnóstico do Fies, jun. 2017.
OECD. Education at a Glance 2018: OECD Indicators. Paris: OECD Publishing, 2018.
OLIVEIRA, P. R.; BELLUZZO, W.; PAZELLO, E. T. The public-private test score gap in Brazil. Economics of Education Review, 35, p. 120-133, 2013.
PONTUSCHKA, R. Avaliação de impacto do Fies. Dissertação (Mestrado)-Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”. Programa de Pós Graduação em Economia Aplicada, 2016.
RAU, T.; ROJAS, E.; URZUA, S. Higher education dropouts, access to credit, and labor market outcomes: evidence from Chile. 2012. Mimeo. Disponível em: http://conference.iza.org/conference_files/Eval2012/urzua_s3056.pdf
REIS, M. C.; RAMOS, L. Escolaridade dos pais, desempenho no mercado de trabalho e desigualdade de rendimentos. Revista Brasileira de Economia, Rio de Janeiro, v. 65, n. 2, abr./jun. 2011.
RESENDE, M. V. A. Crédito educativo: uma análise comparada sobre focalização e sustentabilidade financeira em programas de financiamento estudantil no Brasil, Estados Unidos e Austrália. Dissertação (Mestrado)-Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento, 2018.
ROCHA, I. C. Investimento endógeno em capital humano em um modelo de gerações sobrepostas com restrição de crédito e consumo mínimo. Dissertação (Mestrado)-Universidade de Brasília. Pós-Graduação em Economia, 2014.
ROCHA, W. Análise de impacto do Fies sobre a renda do trabalhador formal. Dissertação (Mestrado)-Universidade Católica de Brasília. Programa de Pós Graduação em Economia, 2016.
ROSENBAUM, P.; RUBIN, D. Constructing a control group using multivariate matched sampling methods that incorporate the propensity score. The American Statistician, v. 39, n. 1, p. 33-38, 1985.
ROSENBAUM, P.; RUBIN, D. The central role of the propensity score in observational studies for causal effects. Biometrika, 70, p. 41-50, 1983.
RUBIN, D. Estimating causal effect to treatments in randomised and nonrandomised studies. Journal of Educational Psychology, 66, p. 688-701, 1974.
TESOURO NACIONAL. Financiamento estudantil: indicadores e insights sobre a focalização do programa. Boletim de Avaliação de Políticas Públicas, v. 1, n. 2, jul. 2015.
TIGRE, R.; SAMPAIO, B.; MENEZES, T. The impact of commuting time on youth’s school performance. Journal of Regional Science, 2016.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Kalinca Léia Becker, Mário Jorge Cardoso de Mendonça