Determinantes da cooperação para inovação das empresas brasileiras

Autores

Palavras-chave:

Cooperação, Inovação, PINTEC

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar os determinantes da cooperação para inovação das empresas inovadoras brasileiras. Investiga-se os determinantes da cooperação para inovação, considerando os tipos de parceiros (cadeia produtiva, concorrentes, grupo e instituições de pesquisa), os determinantes da cooperação com o exterior e com instituições no país para inovação, considerando os tipos de parceiros. Com base nos dados da PINTEC 2011, foram estimados modelos probabilísticos para um amplo conjunto de empresas inovadoras. Os resultados sugerem que gastos com P&D, características das empresas, apoio do governo, principais fontes de informação e obstáculos à inovação explicam a cooperação para inovação.

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Biografia do Autor

Ana Paula Macedo de Avellar, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Associada do Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (IERI-UFU).

Aderbal Oliveira Damasceno, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas.  Professor Associado do Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (IERI/UFU).

Felipe Queiroz Silva, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.Professor Adjunto da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Universidade Federal de Goiás (FACE/UFG).

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Publicado

2022-03-31

Como Citar

AVELLAR, A. P. M. de .; DAMASCENO, A. O. .; SILVA, F. Q. . Determinantes da cooperação para inovação das empresas brasileiras. Economia e Sociedade, Campinas, SP, v. 30, n. 3, p. 951–974, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecos/article/view/8668822. Acesso em: 1 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos