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Reputação, credibilidade e transparência da autoridade monetária e o estado de expectativa
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Palavras-chave

Reputação (Direito) – Aspectos econômicos. Credibilidade. Transparência. Expectativa. Confiança

Como Citar

MONTES, Gabriel Caldas; FEIJÓ, Carmem Aparecida. Reputação, credibilidade e transparência da autoridade monetária e o estado de expectativa. Economia e Sociedade, Campinas, SP, v. 16, n. 2, p. 151–170, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecos/article/view/8642818. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Para se desenvolver uma teoria que busca explicar como a política monetária afeta a economia é necessário entender como os indivíduos tomam decisões com base em suas expectativas e na confiança. Nesse sentido, torna-se fundamental conhecer os elementos determinantes das expectativas e da confiança dos agentes e como são afetados pela autoridade monetária. Tendo como referenciais teóricos (i) o esquema desenvolvido por Dequech (1999a) relacionado aos determinantes das expectativas e da confiança dos agentes; (ii) os pressupostos que fundamentam a nãoneutralidade da moeda; e (iii) a literatura que aborda a influência da reputação, da credibilidade e da transparência sobre a economia, o artigo tem como objetivo demonstrar a influência do trinômio credibilidade-reputação-transparência para o “estado de expectativa” dos indivíduos, e, assim, para a capacidade da política monetária em afetar emprego e renda, mantendo a estabilidade de preços.

Abstract

For the development of a theory that looks for an explanation about how monetary policy affects the economy it is necessary to understand how economic agents make decisions based on their expectations and confidence. Therein, it is important to know the determinants of expectations and confidence and how these are affected by monetary authority. Using as theoretical references (i) the scheme developed by Dequech (1999a) about the determinants of expectations and confidence; (ii) the assumptions that support the non-neutrality of money; and (iii) the literature about reputation, credibility and transparency, the article seeks to demonstrate the influences of reputation-credibilitytransparency trinomial for the state of expectations of the agents, and, consequently, for the monetary policy capacity to affect employment and income keeping prices stability.

Key words: Reputation. Credibility. Transparency. Expectation. Confidence

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