Banner Portal
O trato dos viventes de Luiz Felipe de Alencastro
PDF

Como Citar

TEODORO, Rodrigo da Silva. O trato dos viventes de Luiz Felipe de Alencastro. Economia e Sociedade, Campinas, SP, v. 14, n. 1, p. 187–192, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecos/article/view/8643045. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Podemos perceber pela epígrafe acima que o autor em questão reivindica, para seu estudo, um caráter complementar em relação às interpretações correntes sobre a colonização. Mas em que consistiria essa complementaridade? Segundo Alencastro, a partir do final do século XVI constitui-se um espaço aterritorial unindo os enclaves portugueses na América e as feitorias angolanas2 em um só sistema de exploração colonial. Estabelece, como seu principal objetivo, demonstrar a interdependência entre ‘as duas margens do Atlântico Sul’.
PDF

Referências

ALENCASTRO, Luiz Felipe. O trato dos viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

NOVAIS, Fernando Antonio. Portugal e Brasil na crise do antigo sistema colonial (1777- 1808). 7. ed. São Paulo: Hucitec, 2001.

PRADO JR., Caio. Formação do Brasil Contemporâneo. São Paulo: Brasiliense, 1963.

A Economia e Sociedade utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.