Resumo
O despovoamento do leste português e a concentração próxima ao litoral é tema de um debate antigo que inclui, inclusive,
as virtudes das cidades menores em detrimento das maiores. Enquanto este último aspecto é inconcluso, o esvaziamento do
Leste é um fato. Também é um fato que as Instituições de Ensino Superior (IES) mais próximas ao litoral tendem a ter uma
demanda maior do que as mais distantes, o que tem levantado um debate sobre a possibilidade de se concentrar recursos
para expandir as IES mais pressionadas pela demanda ou de se reduzir aquelas com um número diminuto de matrículas. Os
conceitos de Economia nem sempre são utilizados nesse debate de forma precisa. Uma IES é importante não somente para
a manutenção da demanda agregada, mas fundamentalmente por contribuir para o incremento da inovação e da
competitividade regional a longo prazo. Este artigo tem por objetivo analisar essas questões e indicar alguns pontos
importantes para a consideração dos tomadores de decisão.
Referências
ARROTEIA, J. A Universidade de Aveiro e os seus contextos (1973-2013). Aveiro: UA Editora,
ARMSTRONG, H.; TAYLOR, J. Regional economics and policy. Oxford: Blackwell, 2000.
BLANCHARD, O. Macroeconomia. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
BLATTLER, A. et al. Portuguese higher education: a view from the outside. Brussels: European
University Association – EUA, 2013.
BOVO, J. M. Impactos econômicos e financeiros da Unesp para os municípios. São Paulo: Unesp,
CABRITO, B. O financiamento do ensino superior. Lisboa: Educa, 2002.
CAFFREY, J.; ISAACS, H. Estimating the impact of a college or university on the local economy.
American Council on Education, 1971.
CAPELLO, R. Regional economics. London: Routledge, 2007.
CARVALHO, L.; NUNES, S.; PINTO, S. Impacto económico do Instituto Politécnico de Setúbal na
Região de Setúbal. Setúbal: Instituto Politécnico de Setúbal, 2013.
CENTRE FOR HIGHER EDUCATION POLICY STUDIES (CHEPS). Policy challenges for the
Portuguese Polytechnic Sector: a report for the Portuguese Polytechnics Coordinating Council.
Twente: CHEPS/University of Twente, 2013.
CERDEIRA, L.; CABRITO, B.; PATROCÍNIO, T.; MACHADO, M.; BRITES, R. Custos dos
estudantes do ensino superior português – Relatório CESTES: Para a compreensão da condição social
e econômica dos estudantes de ensino superior. Lisboa: Educa. 2015.
DL 402/73 (Ministério da Educação Nacional). 11 ago. 1973.
E3M Project (European Indicators and Ranking Methodology for University Third Mission).
Conceptual framework for third mission indicator conception. Brussels: European Union (Education
and Culture DG – Lifelong Learning Programme), 2012.
FAGGIAN, A.; BIAGI, B. Measuring regional multipliers: a comparison between two different
methodologies for the case of the Italian regions. Scienze Regionali: Italian Journal of Regional
Science, v. 1, n. 2, p. 33-58, 2003.
FERNANDES, J. O impacto econômico das instituições de ensino superior no desenvolvimento
regional: o caso do Instituto Politécnico de Bragança. Tese (Doutoramento em Engenharia Industrial
e de Sistemas/Engenharia Econômica)–Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2009.
FLORAX, R. The university: a regional booster? Economic impacts of academic knowledge
infrastructure. London: Avebury, 1992.
GARRIDO, R.; GALLO-RIVERA, M. The impact of the university upon local economy: three
methods to estimate demand-side effects. The Annals of Regional Science, v. 44, p. 39-67, 2010.
GODDARD, J.; VALLANCE, P. The university and the city. Oxon: Routledge, 2013.
GOMES, J. F. Sobre a sustentabilidade da educação superior em Portugal. Porto: Universidade do
Porto, 2012.
HADDAD, E. Modelos computacionais de equilíbrio geral inter-regionais. In: COSTA, J. S.;
DENTINHO, T. P.; NIJKAMP, P. Compêndio de economia regional V. Cascais: Principia, 2011.
p. 563-607.
HORRIDGE, M. MINIMAL – A simplified general equilibrium model. Melbourne: Monash
University, 2001.
MAGALHÃES, A. M.; SANTIAGO, R. Governance, public management and administration of
higher education in Portugal. In: NEAVE, G.; AMARAL, A. Higher education in Portugal 1974-
: a nation, a generation. London: Springer, 2012. p. 227-248.
MOLAS-GALLART, J.; SALTER, A.; PATEL, P.; SCOTT, A.; DURAND, X. Measuring third
stream activities – Final Report to the Russell Group of Universities. Sussex: SPRU/University of
Sussex, 2002.
NICOLAU, A. et al. Os impactos dos institutos politécnicos na economia local: uma primeira
reflexão, Lisboa: Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), 2014.
OECD. OECD DATA, From Data.OECD. 2013Org. Available at: https://data.oecd.org/tax/taxrevenue.
htm.
PASTOR, J.; PÉREZ, F.; GUEVARA, J. Measuring the local economic impact of universities:
an approach that considers uncertainty. Higher Education, 65, p. 539-564, 2013.
RAMOS, R.; SOUSA, B.; MONTEIRO, N. História de Portugal. Lisboa: A Esfera dos Livros, 2015.
ROLIM, C. A experiência de Portugal no âmbito da política regional europeia. In: RESENDE, G.
M. (Org.). Avaliação de políticas públicas no Brasil: uma análise da política nacional de
desenvolvimento regional. Brasilia: IPEA, 2017. p. 263-309.
ROLIM, C.; KURESKI, R. Impacto econômico de curto prazo das universidades estaduais
paranaenses – 2004. Revista Paranaense de Desenvolvimento, v. 112, n. 3, p. 111-130, 2007.
ROLIM, C.; KURESKI, R. Impacto econômico de curto prazo das universidades estaduais
paranaenses. Curitiba: Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná,
SAÚDE, S. et al. Indicadores de desempenho para as instituições de ensino superior politécnico:
investigação aplicada, criação cultural e impacto regional. Lisboa: Edições Sílabo, 2017.
SILVA, J.; SANTOS, S. A análise input-output na avaliação do impacto econômico das
universidades: o caso da Universidade do Algarve. In: CONGRESSO DA APDR, 11, Faro: APDR,
Anais...
SOBRAL, J. National identity and higher education: from the origins till 1974. In: NEAVE, G.;
AMARAL, A. Higher education in Portugal 1974-2009: a nation, a generation. London: Springer,
p. 49-65.
TEIXEIRA, P. Regulatory changes and the public-private mix in Portuguese higher education. In:
TEIXEIRA, P.; KIM, S.; LANDONI, P.; GILANI, Z. (Ed.). Rethinking the public-private mix in
higher education. Rotherdam: Sense Publishers, 2017. p. 83-106.
VIEIRA, P. José Veiga Simão: uma vida vivida, v. 1 – Do Estado Novo de Salazar à Primavera
Marcelista. Lisboa: Gradiva, 2014.
VENCE, X. Crecimiento economico, cambio estructural y economia basada en conocimiento. In:
VENCE, X. (Ed.). Crecimiento y políticas de innovación: nuevas tendencias y experiencias
comparadas. Madrid: Piramide, 2007. p. 19-58.
VINHAIS, H. Estudo sobre o impacto da expansão das universidades federais no Brasil. Tese
(Doutoramento)–FEA-USP, São Paulo, 2013.
VUGHT, F. V. et al. U-Map, A University Profiling Tool - 2011 Update Report. Twente: University
of Twente/ CHEPS, 2011.
WATSON, D. et al. The engaged university: international perspectives on civic engagement.
London: Routledge, 2011.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Economia e Sociedade