Banner Portal
Determinantes para a condição nem-nem dos jovens brasileiros
PDF

Palavras-chave

Nem-nem
Emprego de jovens
Desemprego de jovens
Inatividade de jovens
Escolaridade de jovens

Como Citar

FREIRE, Denise Guichard; SABOIA, João. Determinantes para a condição nem-nem dos jovens brasileiros: uma análise desagregada de inativos e desocupados. Economia e Sociedade, Campinas, SP, v. 30, n. 3, p. 811–844, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecos/article/view/8667900. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O artigo analisa as razões de chance para os jovens brasileiros estarem na condição de nem-nem (não estuda nem trabalha) no período 2004/2015. Para isso utiliza um modelo Logit, desagregando os jovens segundo diversas características pessoais, familiares, domiciliares e geográficas utilizadas na literatura especializada. A principal novidade é separar os nem-nem em dois grupos - inativos e desocupados -, o que permite observar as diferenças entre eles e comparar seus resultados. Assim, o objetivo desse estudo é analisar os determinantes para a condição nem-nem dos jovens no país com o intuito de avaliar: i) os principais determinantes que levam os jovens a estarem nessa condição nem-nem em seu conjunto e nos seus subgrupos de inativos e de desocupados; ii) se houve alteração nesses determinantes entre 2004 e 2014, dadas as mudanças demográficas, econômicas e educacionais ocorridas no período; e iii) se, em 2015, com a crise econômica iniciada em meados de 2014, houve alguma mudança nesses determinantes e na vulnerabilidade social e econômica desses jovens.

PDF

Referências

BLINDER, S. Wage discrimination: reduced form and structural estimates. Journal of Human Resources, v. 8, n. 4, p. 436-455, 1973.

CABANAS, P.; KOMATSU, B. K.; MENEZES-FILHO, N. A. Crescimento da renda e as escolhas dos jovens entre os estudos e o mercado de trabalho. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA, 2014.

CAMARANO, A. A.; KANSO, S. O que estão fazendo os jovens que não estudam, não trabalham e não procuram trabalho? Boletim do Mercado de trabalho. Conjuntura e Análise, Rio de Janeiro, IPEA, v. 53, 2012.

CAMARANO, A. A.; KANSO, S.; MELLO, J. L.; ANDRADE, A. Estão fazendo a transição os jovens que não estudam, não trabalham e não procuram trabalho? In: CAMARANO, A. A. (Org.). Transição para a vida adulta ou vida adulta em transição? Rio de Janeiro: Ipea, 2006.

CARDOSO, A. Juventude, trabalho e desenvolvimento: elementos para uma agenda de investigação. Caderno CRH, Salvador, v. 26, n. 68, ago. 2013.

CIRÍACO, J. da S.; MONTE, P. A. A situação ocupacional e educacional dos jovens no Brasil: 2002 a 2012. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS DO TRABALHO, 14, 2015. Disponível em: http://abet2015.com.br/wp-content/uploads/2015/09/Juliane-da-Silva-Ciriaco.pdf

COSTA, J. S.; ULYSSEA, G. O fenômeno dos jovens nem-nem. In: CORSEUIL, C. H.; BOTELHO, R. U. (Org.). Desafios à trajetória profissional dos jovens brasileiros. Rio de Janeiro: Ipea , 2014.

CUZZOCREA, V. Projecting the category NEET in the future. In: PERSPECTIVES on youth. What do you see? Council of Europe, Co E-EC Youth Partnership, 2014. p. 69-82.

DE HOYOS, R.; FIERROS, C. G.; VARGAS, J. V. Idle youth in Mexico trapped between the war on drugs and economic crisis. Education Global Practice Group. Policy Research, World Bank Group, 2016. (Working Paper, n. 7558).

DE HOYOS, R.; POPOVA, A.; ROGERS, H. Out of school and out of work a diagnostic of Ninis in Latin America. Policy Research, World Bank Group, 2016. (Working Paper, n. 7548).

DE HOYOS, R.; ROGERS, H.; SZÉKELY, M. Out of school and out of work: risk and opportunities for Latin America’s Ninis. Washington, DC: World Bank, 2016. Disponível em: https://openknowledge.worldbank.org/handle/10986/22349

DENNET, J.; SASSER MODESTINO, A. Uncertain futures? Youth attachment to the labor market in the United States and New England. New England Public Policy Center, Dec. 2013. (Research Report, n. 13-3).

FREIRE DA MOTA, D. G. Os jovens que nem trabalham e nem estudam no Brasil: Caracterização e transformações no período 2004/2015. Tese (Doutorado)-IE/PPGE/UFRJ, Rio de Janeiro, 2018.

FRICKER, R. Logistic regression for survey data - Lecture16. Apresentação em slides. 2016.

FURLONG, A. The zone of precarity and discourses of vulnerability: NEET in the UK, Comparative Studies on NEET, Freeter, and Unemployed Youth in Japan and the UK)’. The Journal of Social Sciences and Humanities Education, v. 42, p. 101-121, 2007.

FURLONG, A. KELLY, P. The Brazilianisation of youth transitions in Australia and the UK. Australian Journal of Social Issues, v. 40, p. 207-255, 2005.

HOFFMANN, R. Como aposentadorias e pensões afetam a educação e o trabalho de jovens do domicílio. Economia e Sociedade, Campinas, v. 19, n. 1, p. 201-209, abr. 2010. Disponível em: Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ecos/v19n1/a08v19n1 Acesso em: 20 dez. 2021.

IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Documentação dos microdados da amostra, Rio de Janeiro, 2015.

MARSHALL, K. Youth neither enrolled nor employed. Perspectives on Labour and Income, v. 24, n. 2, p. 1, 2012.

MONTEIRO, J. Quem são os jovens nem-nem? Uma análise sobre os jovens que não estudam e não participam do mercado de trabalho. FGV/IBRE, 2013. (Texto de Discussão, n. 34).

OLIVEIRA, M. M. de. Modelos de escolha binária. 1998. Disponível em: http://www.fep.up.pt/disciplinas/2E103/modelos_de_escolha_binaria.pdf

O’DEA, B.; GlOZIER, N.; PURCELL, R.; McCGORRY, P. D.; SCOTT, J.; FEILDS, K. L., HICKIE, I. B. A cross-sectional exploration of the clinical characteristics of disengaged (NEET) young people in primary mental healthcare. BMJ Open, v. 4, n. 12, e006378. 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1136/bmjopen-2014-006378

OSE, S. O.; JENSEN, C. Youth outside the labour force - Perceived barriers by service providers and service users: a mixed method approach. Children and Youth Services Review, v. 81, p. 148-156, Oct. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.childyouth.2017.08.002

OAXACA, R. Male-female wage differentials in urban labor markets. International Economic Review, p. 693-709, 1973.

QUINTINI, G.; MARTIN, J. P.; MARTINS S. The changing nature of the school-to-work transition process in OECD Countries. WDA-HSG, 2007. (Discussion Paper, n. 2007-2). Disponível em: http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.1884070

REIS, M. C.; CAMARGO, J. M. Impactos de aposentadorias e pensões sobre a educação e a participação dos jovens na força de trabalho. Pesquisa e Planejamento Econômico, v. 37. n. 2, ago. 2016.

SERRACANT, P. Generación Ni-Ni. Estigmatització e exclusió social. Gènesi i evolició d’un concepte problemàtic e proposta d’un nou indicador. Barcelona: Observatori Català de la Joventut, 2012.

TILLMANN, E.; COMIM, F. Os determinantes da decisão entre estudo e trabalho e a geração nem-nem. Pesquisa e Planejamento Econômico , v. 46. n. 2, ago. 2016.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Denise Guichard Freire, João Saboia

Downloads

Não há dados estatísticos.