Foco e Escopo

A Idéias é uma publicação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP com periodicidade semestral, composto por artigos inéditos, de reconhecido mérito científico, no âmbito das disciplinas Antropologia, Ciência Política, Demografia, Filosofia, História e Sociologia.

Processo de Avaliação pelos Pares

As avaliações seguirão as éticas de avaliação duplo-cega.

Os textos submetidos serão enviados anonimamente a dois pareceristas, especialistas no tema, para avaliação criteriosa de sua qualidade. Em caso de divergência de opiniões, o artigo será enviado a um terceiro especialista.

Cabe ao Comitê Editorial da Idéias, responsável pelo número específico da revista, a aprovação final de um artigo para publicação que tenha sido aprovado condicionalmente no processo duplo-cego. Cabe também ao Comitê Editorial o direito de fazer pequenas modificações no texto final, tabelas e figuras, para atender aos critérios editoriais da revista, que seguem as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Os autores comprometem-se a não enviar um artigo em avaliação a outras revistas por, pelo menos, cinco meses após o aceite da submissão. A desistência da submissão após este prazo deve ser registrada com notificação ao editor da revista.

O aceite da submissão de um manuscrito depende da avaliação do cumprimento dos requisitos de formatação e, principalmente, de uma análise inicial do Comitê Editorial sobre a aderência do manuscrito ao escopo da revista.

Periodicidade

A Idéias tem a periodicidade Semestral.

Estrato Qualis-CAPES / Qualis-CAPES Evaluation (2013-2016)

Taxas para submissão e publicação de textos / Fees for submission and publication of texts

A publicação Idéias é uma publicação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP e não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. A publicação é totalmente gratuita.

Declaração de Ética na Pesquisa e Boas Práticas / Statement of Ethics in Research and Best Practices

Idéias, publicação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP, ISSN eletrônico 2179-5525 e ISSN impresso 0104-7876, dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração cientifica de periódicos. A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância, não é aceito na Idéias. Os autores que enviam artigos para a revista declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico. Em cada número.

Fonte: Declaração baseada na revista Educação (UFSM)

Nota sobre o nome da Revista

A Equipe Editorial da Idéias optou pela manutenção da forma antiga da grafia da palavra (com acento agudo na letra “e” – Idéias – ao invés de “Ideias”, sem acento, atualmente adotado na convenção internacional entre países de língua portuguesa). A justificativa para manter a forma antiga é conservar a identidade visual deste periódico tendo por base a liberdade que nomes próprios têm de não seguir acordos ortográficos (ex. Bahia, Theatro Municipal de São Paulo, Jornal do Commercio, etc.).

Integridade e Prevenção de Plágio / Integrity and Prevention of Plagiarism

Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e prevenção do plágio nas das publicações credenciadas no Portal, a revista Idéias, adota o serviço de identificação de similaridade de textos utilizando como base, a plataforma Turnitin implantada na Universidade desde novembro de 2016.

Sponsors

 

Histórico do periódico

Idéias publicacão do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP é um periódico semestral, composto por artigos inéditos, de reconhecido mérito científico, no âmbito das disciplinas Antropologia, Sociologia, Ciência Política, Demografia, Filosofia e História.

A revista foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Márcio Naves, do Departamento de Sociologia da mesma Universidade, que desde então tem colaborado, imensamente para fortalecimento do debate acadêmico promovido por esta publicação. Em 2009, a Revista Idéias reestruturou-se a partir da iniciativa de alunos de graduação e pós-graduação do IFCH/UNICAMP que enfatizaram a importância deste periódico para o meio acadêmico.

O primeiro número desta nova série – o dossiê Um balanço Crítico da redemocratização no Brasil – convida o leitor a reflexão da problemática instituída no Brasil pós-ditadura militar. Este número tem um amplo significado para os alunos e professores do Instituto, pois celebra a volta do periódico que encontrava-se parado desde 2007, quando foi lançada sua última edição no formato antigo.

Desde então, a Revista mantém sua periodicidade semestreal, integrando pesquisadores da Unicamp e de outras instituições ao debate científico e acadêmico das Ciências Humanas, tendo por finalidade a publicação e a divulgação de artigos, resenhas, traduções e entrevistas de relevância para o meio acadêmico e o debate público em geral.

Catalogação na Publicação elaborada por: Gildenir Carolino Santos - CRB-8ª/5447