Em suas múltiplas manifestações, a arte se apresenta como uma força catalisadora da
experiência e expressão humanas. Na sua potência intrínseca, as imagens são mais do que
reflexos estéticos; elas se estendem para além do visível, atuando como agentes de
transformação que moldam e redefinem modos de compreender o mundo.
Ao longo do seu percurso histórico como área do conhecimento acadêmico, os estudos sobre
a arte (e a imagem, em sentido mais amplo) estiveram intimamente ligados às grandes
questões e transformações que movimentaram as ciências humanas. Começando pela
superação dos grandes sistemas filosóficos do idealismo, passando pelo empirismo histórico
e pelas grandes biografias artísticas e culminando, na passagem do século XIX para o XX,
com a reabilitação da estética filosófica e uma nova concepção do lugar do sujeito. Se, então,
o formalismo se estabelece como uma importante tendência, logo ele se veria diante de um
tratamento mais abrangente da “visualidade”, que passava a considerar a arte em sua
dimensão social e histórico-cultural.
Enquanto estas tendências marcam transformações profundas nas formas de comunicação
visual e nas concepções epistemológicas, a contemporaneidade impõe novos desafios. Em
um contexto de autoproclamadas crises, questiona-se não apenas o próprio conceito de arte
e estética como também o apagamento de geografias e saberes outros. A formulação de
novos instrumentos de análise surge como uma questão central. A interdisciplinaridade passa
a ser incontornável, demonstrando as interconexões entre estética, política e poder.
Simultaneamente, uma história global da arte busca tomar forma ao lado da descentralização
dos locais de enunciação epistemológica e revalorização das alteridades. Tal tendência tem
sido especialmente relevante a partir do questionamento dos privilégios e relações de poder
na valorização, circulação e apresentação da arte.
Com o intuito de explorar as complexas questões relacionadas aos limites, usos e
apropriações da imagem, este dossiê convida autores a submeterem artigos que promovam
reflexões sobre historiografia, teoria e método, valendo-se de diferentes experiências
históricas e abordagens disciplinares que encontram na imagem um elemento central.
Início das submissões: 01 de agosto de 2024
Data limite: 30 de novembro de 2024
Priscila R. P. Barreto – Unifesp
Serzenando A. Vieira Neto – Unifesp