Banner Portal
Vida intelectual, vida política – Entrevista com Werneck Vianna
PDF

Palavras-chave

Luiz Werneck Vianna. Sindicalismo. Corporativismo.

Como Citar

SZWAKO, José; PEZZONIA, Rodrigo. Vida intelectual, vida política – Entrevista com Werneck Vianna. Ideias, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 172–195, 2010. DOI: 10.20396/ideias.v1i1.8649311. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ideias/article/view/8649311. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Com o perdão do clichê, Luiz Werneck Vianna dispensa apresentações. Nesta entrevista concedida no IUPERJ, debaixo do escaldante calor de fevereiro, o “Wernecão”, como também é carinhosamente chamado, fala de suas idas e vindas acadêmicas, de sua relação passada com a política, de seus problemas de pesquisa, novos e antigos, e de suas principais fontes de inspiração intelectual. Ao passar em revista algumas das mudanças pelas quais atravessaram a política e a sociologia brasileiras nas últimas décadas, a narrativa de Werneck Vianna encerra uma lucidez crítica (e autocrítica) que instiga os iniciantes na disciplina. Apenas um detalhe: o tom informal preservado na transcrição da conversa não trouxe qualquer prejuízo à perspicácia distintiva do professor, a quem agradecemos pela gentileza e disposição.
https://doi.org/10.20396/ideias.v1i1.8649311
PDF

A Idéias utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.