Banner Portal
Apresentação
PDF

Palavras-chave

Apresentação

Como Citar

AQUINO, Arthur de; MARIO, Camila Gonçalves de. Apresentação. Ideias, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 7–10, 2013. DOI: 10.20396/ideias.v2i2.8649312. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ideias/article/view/8649312. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

No imaginário de grande parte da esquerda brasileira a chegada de Lula e do PT à Presidência da República representava a realização de um ideal, a vitória de uma luta travada a favor dos trabalhadores, das classes pobres e marginalizadas da sociedade brasileira, a vitória de uma esquerda que sonhava com a construção de um país mais inclusivo e justo. Mais: a vitória esmagadora de Lula em 2002 sinalizava o apoio inconteste da sociedade brasileira à mudança política. Apoio que seria percebido pelos atores sociais como a oportunidade para a concretização de propostas há anos defendidas por um partido que tinha em seu discurso a primazia da questão social. Tal discurso é caudatário de uma imagem “de esquerda” construída em torno do Partido dos Trabalhadores, partido que se fez na luta sindical através da qual surgiu no cenário político brasileiro a figura de Lula que cumpre importante papel enquanto líder político de toda uma geração, ícone histórico. É também no tom nostálgico da fala daqueles que compartilharam desta luta ao lado de Lula que Marina Soler Jorge, em seu artigo publicado nesse número da Idéias, nos fala sobre a construção da imagem de Lula, percebido como líder nato mas ao mesmo tempo fruto do movimento sindical e trabalhista.
https://doi.org/10.20396/ideias.v2i2.8649312
PDF

A Idéias utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.