Resumo
Em 2002, a eleição do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva para a Presidência da República marcou indelevelmente a história política do Brasil. Afinal, pela primeira vez no contexto republicano nacional um partido de esquerda, com uma liderança oriunda de segmento popular, alcançou o cargo mais importante e cobiçado do sistema político brasileiro. Entretanto, é sabido que a vitória do PT para o Executivo, no segundo turno daquele pleito, não lhe garantiu uma maioria no Congresso Nacional, tendo que compor maiorias amplas e heterogêneas para garantir maior grau de governabilidade. Também teve que ampliar o leque de partidos em sua coligação eleitoral, levando para o governo federal representantes de setores de amplo espectro político ideológico e perfil social. E seu bom desempenho ao longo daquele primeiro mandato, lhe garantiria a reeleição no pleito de 2006, agregando mais partidos classificados como de direita ao seu campo de ação nas arenas governativas.Referências
BRAGA, Maria do Socorro Sousa. O Processo Partidário-Eleitoral Brasileiro: Padrões de competição política (1982-2002). São Paulo: FAPESP/Humanitas. 2006.
CORADINI, Odaci Luiz. Em Nome de Quem: Recursos Sociais no Recrutamento de Elites Políticas. Rio de Janeiro: Relumedumará. 2001.
DEZALAY, Yves e GARTH, Bryant. The Internationalization of Palace of Wars: Lawyers, Economists, and the Contest to Transform Latin American State. Chicago: The Chicago Series in Law and Society. 2002.
KECK, Margaret. PT – A Lógica da Diferença: O Partido dos Trabalhadores na Construção da Democracia no Brasil. São Paulo, Ed. Ática. 1991.
MENEGUELLO, Rachel. PT – A Formação de um Partido, 1979- 1982. Rio de Janeiro, Ed. Paz e Terra. 1989.
MENEGUELLO, Rachel. “Tendências Eleitorais ao fim de 21 anos de Democracia.” In A Democracia Brasileira. Balanço e perspectivas para o século 21, ed. C. R. Melo y M. A. Sáez. Belo Giruzibte: Editora UFMG. 2007.
MENEGUELLO, Rachel. & Amaral, Oswaldo. Ainda novidade: uma revisão das transformações do PT no Brasil. Brasilien Studies Programme, University of Oxford, Occasional Paper, 02/08. 2008.
NICOLAU, Jairo. Multipartidarísmo e Democracia.Rio de Janeiro, FGV. 1996.
PASQUARELLI, Bruno. Formação de Coalizões, Apoio Legislativo e Atuação Partidária no Presidencialismo Brasileiro. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, Universidade Federal de São Carlos: São Carlos. 2011.
RODRIGUES, Leôncio Martins. Mudanças na Classe Política Brasileira. São Paulo: Publifolha. 2006.
A Idéias utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.