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Marginalidade relativa do africanismo de Mary Douglas:narrativas de uma análise do campo acadêmico britânico
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Palavras-chave

Mary Douglas. Africanismo britânico. História da antropologia. Max Gluckman.

Como Citar

TAMBASCIA, Christiano Key. Marginalidade relativa do africanismo de Mary Douglas:narrativas de uma análise do campo acadêmico britânico. Ideias, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 157–179, 2013. DOI: 10.20396/ideias.v2i2.8649321. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ideias/article/view/8649321. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A pesquisa etnográfica de Mary Douglas (1921-2007) no Congo Belga é pouco estudada no conjunto de sua obra, ainda que tenha sido crucial para sua formação intelectual. Meu objetivo é analisar os problemas enfrentados por Douglas em sua tentativa de inserção no campo britânico dos estudos africanistas, entre as décadas de 1940 e 1960, decorrentes principalmente de sua relação com outros antropólogos já estabelecidos, como Max Gluckman. Pretendo fornecer elementos que tracem hipóteses sobre a forma como as narrativas de marginalidade e os mecanismos de prestígio produziram efeitos na trajetória acadêmica da antropóloga.
https://doi.org/10.20396/ideias.v2i2.8649321
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