IUMATTI, P.; SEABRA, M.; HEIDEMANN,H. D.(org.) Caio Prado Jr. e a Associaçãodos Geógrafos Brasileiros. São Paulo: Edusp, 2008, 360p.As interpretações sobre Caio Prado Jr.

  • Diogo da Silva Roiz Universidade Estadual Paulista
Palavras-chave: Caio Prado - Resenha. Associação dos Geógrafos Brasileiros - Resenha.

Resumo

As interpretações sobre Caio Prado Jr. são diversificadas e se avolumam, cada vez mais, no tempo. Por suas características pioneiras e suas qualidades originais, sua obra deu novos contornos sobre a interpretação do Brasil, no momento mesmo em que foi produzida. A trajetória de Prado Jr. é igualmente rica, em seus empreendimentos socioculturais e políticos, com a administração de revistas e editora, tanto quanto com a forma como inquiriu os problemas de seu tempo, ao dar ênfase e efetuar, ao mesmo tempo, uma leitura totalmente original do marxismo para entender os vários sentidos da história do Brasil; e que em seu eixo colonial, voltado para a exportação de mercadorias primárias, junto ao mercado internacional, igualmente lhe fincariam uma fortuna crítica, ao ser excludente das massas nos processos políticos e econômicos, com relação à monocultura, a grande propriedade e ao trabalho escravo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogo da Silva Roiz, Universidade Estadual Paulista
Doutorando em História pela UFPR, bolsista do CNPq. Mestre em História pela UNESP. Professor da UEMS.
Publicado
2013-09-19
Como Citar
Roiz, D. da S. (2013). IUMATTI, P.; SEABRA, M.; HEIDEMANN,H. D.(org.) Caio Prado Jr. e a Associaçãodos Geógrafos Brasileiros. São Paulo: Edusp, 2008, 360p.As interpretações sobre Caio Prado Jr. Ideias, 2(2), 229-234. https://doi.org/10.20396/ideias.v2i2.8649324