Apresentação: Dossiê “Migrações”

  • Thiago Aparecido Trindade Universidade de Brasília
  • Camila Gonçalves de Mario Universidade Estadual Paulista
  • Lidiane Maciel Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Apresentação - Migração

Resumo

A “Idéias” – Revista do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – da Unicamp abre a edição do primeiro semestre de 2011 com o Dossiê “Migrações”, esse contou com a colaboração de pesquisadores que tem no cerne de suas reflexões essa temática. As migrações assumem grande relevância no contexto contemporâneo dado ao impacto que causam as sociedades de origem e destino. O conjunto de questões sociais, econômicas e culturais que as migrações trazem à baila oferece aos pesquisadores e interessados um material rico e estimulante as reflexões. As “idas” e “vindas” dos migrantes apresenta-nos a relativização de perspectivas quando não a criação de novos espaços sociais de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Aparecido Trindade, Universidade de Brasília
Professor Adjunto do Instituto de Ciência Política (IPOL) da Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Ciência Política e Doutor em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/UNICAMP.
Camila Gonçalves de Mario, Universidade Estadual Paulista
Mestre em Urbanismo pela PUC - Campinas. Doutora em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - UNICAMP. Pesquisadora no Núcleo Estudos em Políticas Públicas - NEPPs da UNESP/FRANCA.  Editora da revista IDÉIAS do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - UNICAMP.
Lidiane Maciel, Universidade Estadual de Campinas
Mestrado e doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Publicado
2011-08-03
Como Citar
Trindade, T. A., Mario, C. G. de, & Maciel, L. (2011). Apresentação: Dossiê “Migrações”. Ideias, 2(1), 7-9. https://doi.org/10.20396/ideias.v2i1.8649327