Uma fonte para o estudo da migração e do migrante: os registros dos eventos vitais

  • Maria Silvia Bassanezi Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Migração. Migrantes.

Resumo

A fixação dos primeiros colonizadores portugueses em terras brasileiras, no início do século XVI, foi o primeiro momento da imigração internacional em direção ao Brasil, um movimento populacional que perdura até hoje. Esse movimento não foi uniforme. Conheceu períodos de maior ou menor intensidade de fluxos, envolveu pessoas oriundas de diferentes lugares e distintas condições socioeconômicas em deslocamentos forçados, subsidiados ou espontâneos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Silvia Bassanezi, Universidade Estadual de Campinas
Pesquisadora do Núcleo de Estudos de População (NEPO/UNICAMP), bolsista PQ/CNPq e pesquisadora do Projeto Temático/FAPESP Observatório das Migrações em São Paulo (Fases e faces do fenômeno migratório no Estado de São Paulo), coordenado por Rosana Baeninger e desenvolvido junto a esse núcleo.

Referências

ALTMANN, A.M; FEREEIRA, C.E. de C. – Evolução do censo demográfico e registro civil como fontes de dados para análise da fecundidade e mortalidade no Brasil. Revista Brasileira de Estatística. Rio de Janeiro, v. 40, n. 160, 339-454, out/dez. 1979.

BASSANEZI, M.S.C.B. Os eventos vitais na reconstituição da história. In PINSKY, C.B. e LUCA, T. R. de O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009, p. 141-172.

FONER, N. From Ellis Island to JFK: New York’s two great waves of immigration. New Haven and London: University Press; New York: Russell Sage Foundation, 2000.

HAKKERT, R. Fontes de dados demográficos. Belo Horizonte: ABEP, 1996.

MARCÍLIO, M.L. Os registros Paroquiais e a História do Brasil. Varia História, n. 31, jan.2004.

MARCÍLIO, M.L. Registros Paroquiais como fontes seriais que escondem realidades sociais inusitadas. In SCOTT, A. S.V.; FLECK, E.C.D. (Org.) A Corte no Brasil: população e sociedade no Brasil e em Portugal no início do século XIX. São Leopoldo (RS): Oikos; Editora Unisinos, 2008.

MARTINE, G. As migrações de origem rural no Brasil: uma perspectiva histórica. In NADALIN, S.O.; MARCÍLIO, M.L.; BALHANA, A.P. (orgs.) História e população: estudos sobre a América Latina. São Paulo; FSEADE, 1990, p. 16-24.

Publicado
2011-08-03
Como Citar
Bassanezi, M. S. (2011). Uma fonte para o estudo da migração e do migrante: os registros dos eventos vitais. Ideias, 2(1), 89-107. https://doi.org/10.20396/ideias.v2i1.8649332