Resumo
Neste artigo trataremos de um tema já longamente debatido na literatura sobre teoria social, a saber, o embate entre as diferentes concepções de modernidade e de racionalização de dois grandes teóricos, Max Weber e Jürgen Habermas. No entanto, com toda a limitação de um texto desta natureza, gostaríamos de realizar esta empreitada a partir de um prisma um tanto quanto incomum. Tentaremos compreender as principais diferenças entre os diagnósticos dos dois autores a partir do modo pelo qual ambos enxergavam as modernas doutrinas jusnaturalistas.Referências
BENHAHIB, Seyla. Critique, Norm and Utopia: A Study of the Foundations of Critical Theory. New York: Columbia University Press, 1986.
COHN, Gabriel. Crítica e Resignação: Max Weber e a Teoria Social. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
COLLIOT-THÉLÈNE, Cathérine. Le Désenchantement de l´État: De Hegel à Max Weber. Paris: Les éditions de Minuit, 1992.
HABERMAS, Jürgen. Communication and the Evolution of Society. Boston: Beacon Press, 1979.
HABERMAS, Jürgen. The Theory of Communicative Action: reason and the rationalization of society, v. 1. Tradução de Thomas McCarthy. Boston: Beacon Press, 1984.
HABERMAS, Jürgen. O Discurso Filosófico da Modernidade. Tradução de Luiz Sérgio Repa. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
PIERUCCI, Antônio Flávio. “Secularização em Max Weber” in A Atualidade de Max Weber. Jessé Souza (org.). Brasília: Editora UNB, 2000.
SCHLUCHTER, Wolfgang. The Rise of Western Rationalism. Tradução de G. Roth. Los Angeles: University of California Press, 1985.
SCHLUCHTER, Wolfgang. “Politeísmo dos Valores” in A Atualidade de Max Weber. Jessé Souza (org.). Brasília: Editora UNB, 2000.
SOUZA, Jessé. Patologias da Modernidade: Um diálogo entre Habermas e Weber. São Paulo: Annablume, 1997.
WEBER, Max. Economía y Sociedad. Esbozo de sociología comprensiva. Vol. 1. México: Fondo de Cultura Econômica, 1969.
A Idéias utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.