Banner Portal
Epistemofilia, uso dos prazeres e cuidado de si: Pluralidade e tolerância na ética clássica
PDF

Palavras-chave

Foucault. Sexualidade. Antiguidade clássica. Uso dos prazeres. Cuidado de Si.

Como Citar

DIAS, Luís Francisco Fianco. Epistemofilia, uso dos prazeres e cuidado de si: Pluralidade e tolerância na ética clássica. Ideias, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 147–167, 2012. DOI: 10.20396/ideias.v3i1.8649367. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ideias/article/view/8649367. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Em diversos aspectos, Michel Foucault poderia ser considerado um dos pensadores mais influentes do século XX, principalmente no campo da ética, mais especificamente sobre a sexualidade. Para recuperar estas reflexões, percorreremos, basicamente, as páginas dos três volumes de História da Sexualidade, respectivamente A vontade de saber, O uso dos prazeres e O Cuidado de si, a fim de reconstruir seus argumentos principais bem como destacar as importantes questões que esta obra traz no sentido de pensarmos a nossa própria época.
https://doi.org/10.20396/ideias.v3i1.8649367
PDF

Referências

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. 3 a ed. São Paulo: EDIPRO, 2009.

BAUMAN, Z. “Sobre a redistribuição pós-moderna do sexo: A História da Sexualidade, de Foucault, revisitada. In:

BAUMAN, Z. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

FOUCAULT, M. História da Sexualidade, v. I: A Vontade de Saber. Tradução: Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. 12a ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988a.

FOUCAULT, M. História da Sexualidade, v. II: O Uso dos Prazeres. Tradução: Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. 12a ed. Rio de Janeiro: Edições Graal. 1988b.

FOUCAULT, M. História da Sexualidade, v. III: O Cuidado de Si. Tradução: Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. 12a ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988c.

FOUCAULT, M. Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 1984.

GIACÓIA JÚNIOR, O. “Filosofia como diagnóstico do presente: Foucault, Nietzsche e a Genealogia da Ética”. In: MARIGUIELA, Márcio (org.). Foucault e a destruição das evidências. Piracicaba: Editora Unimep, 1995.

MACHADO, R. Ciência e Saber: A trajetória da Arqueologia de Michel Foucault. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1981.

RAJCHMANN, J. Foucault: A Liberdade da Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1987.

A Idéias utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.